A ocorrência de casos de Covid-19 em gestantes e puérperas (mulheres que deram à luz há pouco tempo) tem preocupado a Secretaria Estadual de Saúde (SES). Dados da Vigilância Epidemiológica mostram que, desde o início da pandemia, 60 gestantes foram hospitalizadas em função da doença e uma delas morreu. Já entre as puérperas foram 18 internações e cinco óbitos. A Seção de Saúde da Mulher e a Coordenação da Atenção Básica pedem que os municípios tenham atenção especial com esse público.
“O risco de letalidade parece maior entre as puérperas, mas é tudo muito recente e estamos analisando caso a caso para avaliarmos os fatores envolvidos”, afirma a coordenadora da Divisão de Políticas dos Ciclos de Vida da Secretaria da Saúde (SES), Gisleine Lima da Silva.
LEIA TAMBÉM: Óbitos por Covid-19 no Rio Grande do Sul ultrapassam 3 mil
Publicidade
Conforme a SES, as mudanças fisiológicas no corpo da mulher durante a gestação e o pós-parto geram predisposição a infecções graves, inclusive respiratórias; portanto, esse grupo tem prioridade para realizar teste RT-PCR e deve ter maior atenção para evitar o contágio pela Covid-19. Atenção ainda maior deve ser dada às portadoras de comorbidades, como diabetes, obesidade, doenças cardíacas ou respiratórias.
>> Clique aqui e confira a nota de alerta emitida pelo Estado
LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS
Publicidade