Regional

Estado prorroga campanha contra a pólio e multivacinação

Devido às baixas coberturas vacinais, a Secretaria da Saúde (SES) prorrogará até 22 de outubro, no território gaúcho, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite para crianças de 1 a 4 anos e multivacinação para atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos. Esta já é a segunda prorrogação da campanha, que se iniciou em 8 de agosto e tinha previsão de término em 9 de setembro.

O Rio Grande do Sul atingiu, até o momento, 60,48% de cobertura vacinal do público estimado para receber a dose da vacina contra a poliomielite, o que representa cerca de 335 mil crianças entre 1 e 4 anos. A meta da campanha é atingir 95% do público estimado em 554 mil crianças nessa faixa etária.

LEIA TAMBÉM: Ação com carro de som divulga vacina contra pólio

Publicidade

“O Estado vem trabalhando em parceria com diversas instituições como Ministério Público, conselhos de Educação e Saúde, Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs) e outros para ampliar as coberturas de vacinação. A ideia é utilizar o mês das crianças para criar estratégias que busquem o público-alvo. É fundamental levar as crianças para se vacinarem, principalmente considerando o risco de reintrodução da poliomielite no país”, afirma a diretora do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Tani Ranieri.

Campanha de Vacinação da Pólio no RS em 2022*

  • Idade: doses aplicadas (cobertura em %)
    • 1 ano: 81.805 (62%)
    • 2 anos: 80.737 (57%)
    • 3 anos: 85.553 (60%)
    • 4 anos: 86.839 (61%)
  • Total: 334.934 (60%)

*Dados até 28 de setembro.

LEIA TAMBÉM: Alerta da Defesa Civil incentiva vacinação contra a pólio

Publicidade

Gotinha

Em relação às cidades, 228 municípios gaúchos atingiram a marca de 95% ou mais de cobertura. O painel completo com os dados da vacinação da pólio está disponível no site do Ministério da Saúde.

Todas as crianças nesta idade devem fazer agora na campanha a vacina oral poliomielite (VOP), a “gotinha”, desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico (previstas aos 2, 4 e 6 meses de idade).

As crianças abaixo de 1 ano de idade também estão convocadas para a campanha, porém, deverão ser vacinadas conforme o histórico vacinal, por isso não há meta de cobertura para elas. Além da pólio, caso as crianças e adolescentes até 15 anos tenham outras vacinas pendentes, conforme avaliação da caderneta, poderão fazer as demais doses que estiverem em atraso.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Rio Grande do Sul chega a 50% da meta de vacinação da poliomielite

Esquema da campanha contra pólio e de multivacinação:

  • Abaixo de 1 ano de idade: só faz vacina se tiver alguma em atraso.
  • Entre 1 e 4 anos: faz vacina da pólio (gotinha) e outras se tiver alguma em atraso.
  • Dos 5 aos 14 anos: só faz vacina se tiver alguma em atraso.

O Programa Nacional de Imunizações (PNI) alerta sobre a importância e o benefício da vacinação, para evitar a reintrodução do vírus da poliomielite, uma vez que o Brasil recebeu o certificado de eliminação da doença em 1994.

LEIA MAIS: Baixa adesão leva Saúde a prorrogar Campanha de Vacinação contra a pólio

Publicidade

Multivacinação

Para a campanha de multivacinação, as vacinas disponíveis são: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (vacina inativada poliomielite), VRH (vacina rotavírus humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (vacina oral poliomielite), febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola, caxumba), tetraviral (sarampo, rubéola, caxumba, varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (papilomavírus humano).

Aos adolescentes, estarão disponíveis as vacinas HPV, dT (dupla adulto), febre amarela, tríplice viral, hepatite B, dTpa e meningocócica ACWY (conjugada).

As campanhas de vacinação podem coincidir com a imunização contra a Covid-19 em andamento, de acordo com o calendário do esquema da criança ou adolescente. As vacinas Covid-19 podem ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais vacinas do Calendário Nacional na população a partir de 3 anos de idade.

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.