Abril, maio e junho tendem a registrar incursões de massas de ar frio, oriundas do sul do continente, que provocarão o declínio das temperaturas. Durante esse período, poderão ser observadas as primeiras formações de nevoeiros e geadas.
A avaliação está no boletim do Conselho Permanente de Agrometeorologia Aplicada do Estado do Rio Grande do Sul (Copaaergs). As previsões apresentadas para o trimestre são resultado do Modelo Regional Climatológico implementado no Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas (CPMet/UFPel) e do modelo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
LEIA MAIS: Sob efeito do La Niña, outono começa neste sábado
Publicidade
Conforme a coordenadora do Copaaergs, Loana Cardoso, o prognóstico climático indica para abril e maio chuva um pouco abaixo da média em praticamente todo o Estado, exceto no Litoral, onde os acumulados ficarão próximos da média. Para junho, a chuva também deve ficar um pouco abaixo da média, exceto no extremo sul e noroeste, onde devem ser registrados índices próximos à média.
“Em abril, as temperaturas deverão ficar acima da média. Para maio e junho, o prognóstico indica temperaturas abaixo da média, com incursões de massas de ar frio, mais intensas e frequentes”, destaca Loana.
O boletim do Copaaergs é elaborado a cada três meses por especialistas em agrometeorologia de 14 entidades públicas estaduais e federais ligadas à agricultura ou ao clima. O documento também lista uma série de orientações técnicas para as culturas do período.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Prefeitura desiste de complexo de piscinas no Bom Jesus