O debate sobre o fechamento da UTI Mista no Hospital Santa Cruz deve ganhar um novo capítulo nesta quinta-feira, 27. Às 14 horas, ocorre uma reunião virtual com a secretária estadual da Saúde. Arita Bergmann vai conversar com representantes do município. A reunião foi articulada pela prefeita Helena Hermany.
Uma resolução de 2020 da Anvisa proíbe o funcionamento, no mesmo espaço, de UTIs Neonatal, destinada para bebês até 28 dias, e Pediátrica, para quem tem entre 29 dias e 12 anos. Atualmente, a UTI Mista do Hospital Santa Cruz tem 10 leitos. São dois na pediátrica e oito da neonatal. A proposta, até então, era transformar os dois leitos pediátricos em neonatal. Já os atendimentos pediátricos passariam a ocorrer em Venâncio Aires, que deve ter a estrutura em operação até o fim do ano.
LEIA MAIS: Helena assegura: “UTI Pediátrica não vai sair de Santa Cruz”
Publicidade
Agora, os técnicos do governo do Estado trabalham com uma alternativa. A ideia é propor que o Hospital Santa Cruz continue com a UTI Neonatal, mas receba uma UTI Pediátrica, com capacidade para atender 10 crianças. Com isso, a casa de saúde teria estruturas separadas e com mais capacidade de internação para casos graves que envolvam menores. Se a proposta for efetivada, dependeria de concordância do Hospital Santa Cruz.
Em recente visita ao Vale do Rio Pardo, o próprio governador Eduardo Leite considerou ser inviável manter a UTI Mista, mas adiantou que o Estado teria recursos para resolver a situação. A alternativa pode deixar a região com 10 leitos de UTI Neonatal e 10 de UTI Pediátrica em Santa Cruz, além de 10 leitos Pediátricos em Venâncio Aires.
LEIA MAIS: UTI Pediátrica teve aumento de 42% no número de atendimentos nos últimos três anos
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.