Categories: Regional

Estado oficializa nesta quarta unidade do IGP em Santa Cruz

A Secretaria Estadual de Segurança Pública oficializa nesta quarta-feira, 17, a instalação da unidade regional do Instituto-Geral de Perícias (IGP) em Santa Cruz do Sul. Seis peritos serão designados para trabalhar no levantamento de crimes em todo o Vale do Rio Pardo, agilizando as investigações policiais. Hoje as equipes precisam se deslocar de Porto Alegre ou Santa Maria para a realização de perícias na região.

O posto de criminalística funcionará 24 horas por dia, sete dias por semana, no último andar do Centro Integrado de Segurança e Cidadania, no Bairro Arroio Grande. A previsão é que os trabalhos comecem nas próximas semanas. “Falta apenas a entrega dos móveis para que a estrutura seja liberada para uso”, informa o secretário municipal de Segurança, Henrique Hermany, que lidera as tratativas do Município com o IGP.

A unidade pericial de Santa Cruz é uma reivindicação antiga da comunidade. Há 12 anos um comerciante foi morto durante assalto no início da manhã e o corpo ficou quase todo o dia em frente ao estabelecimento aguardando a chegada dos peritos. O episódio marcou o início de uma mobilização pelo IGP regional que ganhou força somente em 2013. O caso recente da jovem Francine Ribeiro, morta nas imediações do Lago Dourado, chamou atenção para a importância do trabalho ágil da perícia para a elucidação de crimes contra a vida.

Publicidade

LEIA MAIS

O posto de criminalística de Santa Cruz será o nono do interior. Em recente passagem pela cidade, a diretora-geral do IGP, Heloisa Helena Kuser, disse que “com a nova estrutura, resolve-se o problema da demora no atendimento de ocorrências em locais de crime e acidentes de trânsito na região”. Ela explica que exames mais detalhados, como os de balística, por exemplo, continuam centralizados em Porto Alegre. No ano que vem o IGP deve inaugurar sua nova estrutura na Capital, ao lado da estação rodoviária.

Líder da mobilização pelo IGP regional, o secretário de Segurança de Santa Cruz comemora instalação da unidade junto ao Centro Integrado de Segurança e Cidadania. “É o coroamento do projeto do Centro Integrado, principal projeto do governo Telmo Kirst para a área da segurança”, destaca Henrique Hermany. Ele reforça que além do espaço físico, a Prefeitura está investindo cerca de R$ 20 mil na compra dos móveis para as salas que serão usadas pelo IGP.

Publicidade

A instalação da unidade regional será oficializada nesta quarta-feira pelo secretário estadual de Segurança Pública, Cezar Schirmer. Ele também vai entregar coletes balísticos e armas para a Brigada Militar e visitar as futuras instalações do 23º Batalhão de Polícia Militar (BPM), que nas próximas semanas deve se mudar da Rua 28 de Outubro para o antigo Expresso Gaúcho, na esquina das ruas Galvão Costa e Gaspar Silveira Martins. As obras de adaptação do prédio estão em fase de conclusão.

João Caramez

Em 2010, aceitei o convite para atuar como repórter estagiário no Portal Gaz, da Gazeta Grupo de Comunicações. Era o período de expansão do site, criado em 2009, que tornou-se referência em jornalismo online no Vale do Rio Pardo. Em 2012, no ano da formatura na graduação pela Unisc, passei a integrar a equipe do jornal impresso, a Gazeta do Sul, veículo tradicional de abrangência regional fundado em 1945. Com a necessidade de versatilidade para o exercício do jornalismo multimídia, adquiri competências em reportagem, edição, diagramação e fotografia para a produção de conteúdo em texto, áudio e vídeo. Entre as funções, fui editor de País/Mundo e repórter de Geral. Atualmente, sou repórter de Esporte e produzo conteúdo para o site Portal Gaz e jornal Gazeta do Sul. Integro a mesa de debatedores do programa 'Deixa Que Eu Chuto', da Rádio Gazeta FM 107,9, desde 2018. Em 2021, concluí uma pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios pela Ulbra.

Share
Published by
João Caramez

This website uses cookies.