O governador José Ivo Sartori lança em Uruguaiana, nesta sexta-feira, 11, as Unidades Especializadas de Fronteira, que atuarão de forma integrada em operações de prevenção e repreensão de crimes em áreas fronteiriças. A solenidade ocorrerá às 9h30, na Praça Barão do Rio Branco, em frente à prefeitura, e terá a participação também do secretário da Segurança Pública, Wantuir Jacini.
As unidades especializadas vão trabalhar com o compartilhamento de dados de inteligência, em ações de combate também aos crimes típicos de áreas rurais. Entre eles, estão contrabando e descaminho (entrada ou saída de produtos permitidos, mas sem recolhimento de impostos e autorização legal para ingresso no país), tráfico de drogas e de armas, furtos e roubos de defensivos, maquinários e implementos agrícolas, e furto de animais (abigeato).
A medida faz parte do decreto 53.536, de 2 de setembro de 2015, como ação da Estratégia Estadual de Segurança Pública de Fronteira. Ficam instituídos a Companhia de Operações de Fronteiras da Brigada Militar, a Coordenadoria de Investigações do Departamento de Polícia do Interior da Polícia Civil e o Núcleo de Perícias de Fronteiras do Instituto-Geral de Perícias, que vão atuar permanentemente na área de fronteira – abrangendo 197 municípios gaúchos.
Publicidade