Categories: Geral

Estado já possui 11 pessoas contaminadas com o vírus zika

Os três casos de zika vírus contraídos no Rio Grande do Sul e as quatro novas confirmações da doença fizeram a Secretaria Estadual de Saúde (SES) reforçar as ações de combate ao mosquito transmissor do vírus, o Aedes aegypti, além de melhorar o monitoramento nos municípios. De acordo com o levantamento, o Estado já possui 11 pessoas contaminadas com o vírus zika. Dos casos autóctones, dois são de gestantes, uma no primeiro trimestre da gravidez e a outra no terceiro, com parto previsto para abril. 

“Também estamos insistindo com os municípios que apresentam baixa taxa de visitação domiciliar para que realizem um trabalho mais efetivo nesse sentido. Com a circulação do vírus nas proximidades, como o caso de Novo Hamburgo, as gestantes devem ter cuidados redobrados: fazer uso de repelente, tomar um cuidado maior com a vizinhança e o próprio domicílio”, afirmou o secretário João Gabbardo dos Reis. A autoctonia foi registrada em Frederico Westphalen, Santa Maria e Ivoti. Até esta semana, foram registradas 230 notificações suspeitas do vírus.  

O aumento expressivo de microcefalia no País desde o ano passado foi associado com o crescimento das contaminações por zika vírus. Nesta semana, o Ministério da Saúde divulgou que está investigando 4.293 suspeitas de microcefalia e outras alterações do sistema nervoso. Entre os casos já analisados, 907 foram confirmados e 1.471 descartados. 

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.