A soma de forças e expertises da iniciativa privada e de parlamentares gaúchos sai do campo das ideias para se tornar realidade prática, com a implantação de uma avenida de desenvolvimento agrícola, econômica e social para o Estado. A instauração oficial da Frente Parlamentar das Oliveiras acontecerá no dia 24 de setembro, em Restinga Seca.
Levantamento recente aponta área (já instalada e produzindo) de 6 mil hectares de oliveiras distribuídos em 60 municípios, com destaque para Encruzilhada do Sul, no Vale do Rio Pardo, e com mais de 165 agricultores e agroindústrias já consolidados nesse segmento.
A Frente Parlamentar das Oliveiras conta com adesão política multipartidária e respaldo empresarial. Na linha de frente estão o deputado estadual Beto Fantinel (MDB), o conselheiro da Fundação Antonio Meneghetti Roberto Argenta e o presidente do Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva) Renato Fernandes. Também integram o grupo os deputados Ernani Polo (PP), Gabriel Souza (MDB), Patrícia Alba (MDB), Clair Kuhn (MDB), Carlos Búrigo (MDB), Vilmar Zanchin (MDB), Dalciso de Oliveira (PSB), Ruy Irigaray (PSL), Gilberto Capoani (MDB), Giuseppe Riesgo (Novo) e os secretários estaduais de Turismo, Ronaldo Santini (PTB), e de Desenvolvimento Econômico, Edson Brum (MDB).
Publicidade
O objetivo é dar visibilidade à produção feita no Rio Grande do Sul e habilitar novos produtores. Serão criados grupos de ação com foco em incentivos fiscais, acesso ao crédito rural, suporte técnico, produção de mudas e extensionistas.