Regional

Estado inicia comemorações da imigração italiana no Rio Grande do Sul

O governo do Estado iniciou nessa quarta-feira, 1º, uma série de homenagens pelos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul, completados neste 2025. Uma das ações envolve o Palácio Piratini e o Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), que ficarão iluminados com as cores da bandeira da Itália – verde, branco e vermelho – durante todo mês de janeiro. O mesmo acontece com a Assembleia Legislativa. 

Além disso, o governo lançará em breve um site alusivo aos 150 anos da imigração italiana. Será um espaço online para que todos que estejam promovendo eventos e ações possam colaborar, criando uma grande agenda dos festejos no Rio Grande do Sul.

LEIA TAMBÉM: Inscrições para obtenção de recursos para projetos culturais em Santa Cruz estão abertas

Publicidade

Ao longo do ano, outras diversas comemorações estão sendo planejadas em todas as regiões do Estado que possuem origem italiana. A organização é da Comissão Oficial dos Festejos, instituída pelo governador Eduardo Leite por meio do Decreto 57.558, de abril de 2024. 

A equipe é coordenada pelo secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos e também presidente da Comissão, Fabrício Guazzelli Peruchin. O objetivo é reunir todas as prefeituras e entidades que desejam contribuir com as comemorações.

O grupo incentiva os municípios gaúchos a promoverem atividades alusivas à data, para resgatar e fortalecer os laços culturais entre os povos. As atividades estão sendo integradas a uma programação em nível estadual, que contará com um calendário oficial de celebrações ao longo de 2025.  

Publicidade

“Estamos alinhando as ações para que todos participem dos festejos. No Rio Grande do Sul, mais de 4 milhões de gaúchos têm ascendência italiana e queremos que esse calendário de eventos fique marcado na história do nosso Estado”, disse Peruchin. 

Imigração italiana no RS

A imigração italiana começou no Rio Grande do Sul em 20 de maio de 1875, quando os primeiros imigrantes chegaram ao Campos dos Bugres (Caxias do Sul). O primeiro ciclo imigratório ocorreu entre 1875 e 1914. No período, vieram para o Estado cerca de 84 mil pessoas, oriundas da Lombardia, do Vêneto e do Tirol. O ponto culminante da imigração foi entre 1884 e 1894, com a chegada de 60 mil italianos.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.