Os estragos causados pelas chuvas e enchentes que atingiram o Estado nos últimos dias motivaram uma reunião, nesta quinta-feira, 23, entre o governador José Ivo Sartori e integrantes da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal). O presidente da entidade e prefeito de Gravataí, Marco Alba, apresentou as demandas da região, os estudos que estão sendo feitos junto à Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan) e projetos que dependem de liberação de recursos federais.
Estiveram presentes também os prefeitos de Alvorada, Sérgio Bertoldi; Cachoeirinha, Luiz Vicente da Cunha Pires; Campo Bom, Faisal Mothci Karan; Canoas, Jairo Jorge da Silva; Eldorado do Sul, Sérgio Munhoz; Esteio, Gilmar Rinaldi; Guaíba, Henrique Tavares; Nova Santa Rita, Margarete Simon Ferretti; e Sapucaia do Sul, Vilmar Ballin. Foi levantada a situação de cada cidade, com destaque para Alvorada, que está sem abastecimento de água porque as estações de captação estão inundadas. Em Cachoeirinha e Gravataí, parte do serviço está suspenso.
O governador pediu empenho à Corsan para que a situação seja resolvida o quanto antes. Conforme informou a empresa, as equipes vem trabalhando para isso e a Companhia colocou caminhões-pipas à disposição para atender os locais afetados. A normalização do fornecimento de água depende da baixa de vazão do rio Gravataí, já que existem geradores de energia submersos que não podem ser ligados devido ao risco para a população.
Publicidade
“Vamos fazer o que for necessário para ajudar e juntar esforços com as prefeituras para que tudo seja resolvido. A Secretaria da Saúde também está preparada para as ações que terão de ser feitas nos municípios posteriormente”, reforçou o governador.
O secretário do Planejamento e Desenvolvimento Regional, Cristiano Tatsch, salientou que também estão sendo feitos estudos para resolver problemas enfrentados pelos municípios, a médio e longo prazo.
Participou também da reunião o chefe da Casa Militar, Everton Oltramari, que informou aos prefeitos que estão chegando ao Rio Grande do Sul 19,5 mil kits, entre produtos de limpeza, alimentos, itens de higiene pessoal e de dormitório (como colchões, lençóis e cobertores), viabilizados com recursos do Ministério da Integração Nacional.
Publicidade
Situação no Estado
– Cidades afetadas: 65
– Pessoas atingidas: 53.575
– Pessoas em abrigos: 1.763
– Situação de emergência coletiva: 26 municípios