Em transmissão ao vivo pelo Facebook, o governador Eduardo Leite anunciou que na próxima quarta-feira, 27, serão divulgadas as etapas previstas para a retomada das aulas presenciais no Rio Grande do Sul. Segundo antecipou o governador, o retorno se dará em fases. A expectativa é de que também haja a apresentação dos protocolos. Tão logo estes sejam divulgados, o Sinepe/RS fará reunião com as instituições associadas para analisar os documentos.
O Sindicato ressalta que a reabertura das escolas estará condicionada ao completo cumprimento dos itens a seguir:
- Execução e cumprimento dos protocolos específicos sobre o retorno das aulas definidos pelo Governo do Estado;
- Respeitar a delimitação das bandeiras de classificação regional definida em cada município, de acordo com o protocolo de distanciamento controlado emitido pelo Governo do Estado;
- Autorização do retorno às aulas pelo município.
LEIA MAIS: Pesquisa revela como as escolas estão lidando com a suspensão das aulas
Publicidade
Segundo salienta o presidente do Sinepe/RS, Bruno Eizerik, “As instituições de ensino que estiverem localizadas em municípios com autorização para reabrir e com condições de atender aos protocolos estabelecidos, terão autonomia para definir sobre a reabertura”.
O Sindicato destaca ainda que a definição dos protocolos, bem como a decisão sobre o retorno às aulas é do Governo do Estado e das prefeituras. Eizerik afirma que não cabe ao Sinepe/RS dizer quando as escolas devem abrir, mas trabalhar com o Governo do Estado para dar a possibilidade àquelas escolas que tem condições de abrir, de retornar quando isso for possível.
LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS
Publicidade