Categories: Geral

Estado deve fazer plebiscito para decidir futuro de estatais

Logo depois de ser apresentado à Assembleia Legislativa o requerimento que retira a proposta de emenda constitucional cancelando a necessidade de plebiscito para a alienação de empresas estatais, o governador José Ivo Sartori declarou, em vídeo, que a população é que dirá qual é o tamanho do Estado que deseja. Com a retirada da proposta, o governo pretende que a decisão sobre a venda da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), da Companhia Riograndense de Mineração (CRM) e da Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul (Sulgás) seja decidida por plebiscito, ainda neste ano.

“É a população que vai dizer o Estado que queremos. Ou um Estado voltado para poucos, ou um Estado voltado para todos. Ou um Estado que mantém empresas sem sustentação gerencial e financeira, ou um Estado que se volte ao que realmente importa para as pessoas, especialmente para os mais humildes. Ou um Estado voltado para o passado, ou um Estado voltado para o futuro”, enfatizou o governador.

Sartori destacou que o Rio Grande do Sul vive um momento histórico de travessia e que é preciso mais eficiência na prestação de serviços públicos. Defendeu que o Estado deve estar voltado às pessoas, e não para si mesmo. E que, em vez de fazer tantas coisas, cuide mais e melhor do que é prioritário à sociedade: segurança, saúde, educação, infraestrutura e assistência social.

Publicidade

“Não é mais hora de pensar nas próximas eleições, mas nas próximas gerações. Não é mais hora de pensar apenas em grupos e seus interesses, mas em toda a sociedade. Nossos filhos, netos e sucessores merecem um Estado equilibrado, moderno, com capacidade de investir e prestar um serviço público de qualidade”, afirmou.

No ano passado, conforme lembrou Sartori, o governo encaminhou ao Legislativo um projeto para agilizar o processo de privatização ou federalização da CEEE, Sulgás e CRM – todas elas, em maior ou menor medida, com grandes problemas estruturais. “São insustentáveis do ponto de vista da gestão, ou não têm capacidade de investimento. E realizam atividades que não precisam mais ser feitas pelo próprio Estado”, completou. 

Finalizando, Sartori ressaltou que “queremos um Rio Grande do futuro, moderno, humano, mais ágil e mais rápido. Esse é o debate que desejamos, com toda a transparência e o espírito democrático que sempre tivemos”

Publicidade

Veja a declaração do governador:

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.