Expectativas para 2018 e a experiência de importantes e tradicionais empresas gaúchas durante o período de crise econômica foram avaliadas em Santa Cruz do Sul nessa terça-feira, 28. O secretário do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sdect), Márcio Biolchi, participou do debate promovido pelo Projeto Gerir, organizado pelo Grupo Gazeta e Comunicação e parceiros no auditório da Unisc.
Biolchi falou sobre oportunidades do estado e investimentos que estão ocorrendo em empresas de diferentes portes. Também destacou as dificuldades para prever o cenário econômico para os próximos anos por diferentes fatores, mas destacou a mão de obra qualificada como diferencial do Rio Grande do Sul. “A formação humana no Rio Grande do Sul, estado que conta com uma boa rede de universidades, é fator de diferenciação para os negócios”.
O conselheiro de administração da Excelsior Alimentos, empresa com 124 anos de existência, Renato Jackisch, disse que a organização cresceu 20% em 2016 e deve também crescer em 2017. “Quando há crise, é preciso trabalhar de forma diferente. Seja qual for a mudança no produto, a educação e o engajamento das pessoas são fundamentais para o desenvolvimento da sociedade”, disse Jackisch.
Publicidade
O diretor da Xalingo Brinquedos, Flávio Haas, criticou o sistema tributário do país e defendeu que para disputar espaços com o mercado internacional é preciso aperfeiçoar a educação. “O grande desafio da nossa sociedade é a educação, que poderá ser o principal entrave para o crescimento do país”. A empresa Xalingo atua há 70 anos.
A empresa Mercur, com atuação há 93 anos, destacou que é preciso uma revisão dos conceitos de crescimento econômico, buscando uma maior qualidade de vida. “Nossa empresa não teve crescimento em 2017, mas optamos por trabalhar 36 horas por semana mantendo o quadro de funcionários. Estamos trabalhado muito com a questão da educação, incentivando os funcionários a se desenvolverem pessoalmente e investindo na preservação do meio ambiente”, disse. Também participou do debate Raquel Reali, da Capital Verde Consultoria.
Publicidade
This website uses cookies.