Categories: Regional

Estado avalia edição do Projeto Gerir: “educação é chave”

Expectativas para 2018 e a experiência de importantes e tradicionais empresas gaúchas durante o período de crise econômica foram avaliadas em Santa Cruz do Sul nessa terça-feira, 28. O secretário do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sdect), Márcio Biolchi, participou do debate promovido pelo Projeto Gerir, organizado pelo Grupo Gazeta e Comunicação e parceiros no auditório da Unisc.

Biolchi falou sobre oportunidades do estado e investimentos que estão ocorrendo em empresas de diferentes portes. Também destacou as dificuldades para prever o cenário econômico para os próximos anos por diferentes fatores, mas destacou a mão de obra qualificada como diferencial do Rio Grande do Sul. “A formação humana no Rio Grande do Sul, estado que conta com uma boa rede de universidades, é fator de diferenciação para os negócios”.

O conselheiro de administração da Excelsior Alimentos, empresa com 124 anos de existência, Renato Jackisch, disse que a organização cresceu 20% em 2016 e deve também crescer em 2017. “Quando há crise, é preciso trabalhar de forma diferente. Seja qual for a mudança no produto, a educação e o engajamento das pessoas são fundamentais para o desenvolvimento da sociedade”, disse Jackisch.

Publicidade

O diretor da Xalingo Brinquedos, Flávio Haas, criticou o sistema tributário do país e defendeu que para disputar espaços com o mercado internacional é preciso aperfeiçoar a educação. “O grande desafio da nossa sociedade é a educação, que poderá ser o principal entrave para o crescimento do país”. A empresa Xalingo atua há 70 anos.

A empresa Mercur, com atuação há 93 anos, destacou que é preciso uma revisão dos conceitos de crescimento econômico, buscando uma maior qualidade de vida. “Nossa empresa não teve crescimento em 2017, mas optamos por trabalhar 36 horas por semana mantendo o quadro de funcionários. Estamos trabalhado muito com a questão da educação, incentivando os funcionários a se desenvolverem pessoalmente e investindo na preservação do meio ambiente”, disse. Também participou do debate Raquel Reali, da Capital Verde Consultoria.

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.