A Secretaria Estadual da Saúde (SES) autorizou nessa terça-feira, 26, que pessoas vacinadas com primeira dose da AstraZeneca e que estejam com a segunda em atraso, mais de oito semanas de intervalo, possam receber a segunda com a vacina da Pfizer. A demanda surgiu por causa do desabastecimento da AstraZeneca informado por algumas cidades. O assunto foi pauta de reunião extraordinária da SES com representantes das secretarias municipais de Saúde.
LEIA TAMBÉM: Veja como será a vacinação contra Covid-19 nesta quarta-feira em Santa Cruz
A chefe da divisão de vigilância epidemiológica da SES, Tani Ranieri, ressalta que esse tipo de intercambialidade já tem segurança comprovada. “Estudos em vários países mostram que há uma boa resposta imunológica para essa troca. O importante agora é que as pessoas não deixem de completar o esquema com a segunda dose e possam garantir uma maior proteção contra a Covid-19”, afirmou.
O presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do RS (Cosems/RS), Maicon Lemos, frisou ainda o apoio da entidade à decisão. “É uma medida que responde aos anseios de muitos municípios. Até agora, 121 cidades já haviam nos relatado essa falta de AstraZeneca para a segunda dose da população, mas sabemos que esse número tende a aumentar nos próximos dias”, comentou. O governo do Estado já solicitou mais doses desse laboratório ao Ministério da Saúde e aguarda o recebimento.
Publicidade
LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade