O governador José Ivo Sartori aunciou no fim da tarde desta quinta-feira, 26, pelas redes sociais, a contratação de 480 agentes penitenciários, que foram aprovados em concurso público da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe). De acordo com o governo, serão 450 agentes e 30 administrativos.
Sartori esteve reunido com o secretário de Segurança Pública Cezar Schirmer nesta tarde. O anúncio ocorreu logo após o encontro. Conforme o governador, o chamamento para agentes que irão trabalhar em presídios do Rio Grande do Sul tem caráter imediato.
A Susepe estima que em 25 dias os alunos já estarão aptos a iniciar o curso. A formação durará cerca de 60 dias, com aulas em dois turnos. Ao todo, foram abertas 720 vagas no último concurso da Susepe: 620 vagas para o cargo de agente penitenciário classe A e 100 vagas para o cargo de agente penitenciário administrativo classe A.
Publicidade
Para Schirmer, trata-se de um reforço significativo, que possibilitará a abertura de novas vagas e a melhoria da gestão do sistema prisional. “O chamamento dos aprovados e as demais ações que estamos realizando serão decisivos para que possamos reestruturar setores da Susepe que necessitam de mais servidores. Isso nos permitirá eliminar o quadro de superlotação das carceragens das delegacias e presos custodiados em viaturas, devolvendo as polícias à sua missão primordial”, assegurou.
Nesta semana, a secretaria de Segurança informou que analisava a possibilidade de utilizar policiais militares em atividades prisionais a fim de liberar vagas na Penitenciária Estadual de Canoas (Pecan). No entanto, o Ministério Público disse que entende que o deslocamento de PMs seria uma solução emergencial e acrescentou que aguardava a nomeação de servidores até janeiro. O complexo possui 2,8 mil vagas prisionais
Sartori fez o anúncio pelo Twitter. (Fotos: Reprodução)
Publicidade
Depois, ainda fez comentários sobre a segurança:
Publicidade
Inclusive, criticou o governo anterior:
Publicidade
This website uses cookies.