Categories: Regional

Estado ajusta a parte técnica no processo sobre a ERS-244

Após o sinal verde do governador Eduardo Leite para retomar a obra da ERS–244, que liga Venâncio Aires e região a Passo do Sobrado e Vale Verde, na condição de permuta de patrimônio do Estado junto à empresa Pelotense, nesta semana houve um encontro para ajustar as partes técnicas e alinhar os próximos passos. A reunião ocorreu no fim da tarde de segunda-feira, 27, no Centro Administrativo Fernando Ferrari, em Porto Alegre, com a participação do diretor-geral do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), Luciano Faustino; do secretário estadual adjunto da Logística e dos Transportes, Luiz Gustavo Souza; do chefe de Gabinete da Casa Civil, Jonatan Brönstrup; do diretor do Departamento de Patrimônio da Secretaria Estadual do Planejamento. Orçamento e Gestão, Vinícius Deprá; e do secretário estadual de Obras e Habitação em exercício, Giovane Wickert, na condição de coordenador do Movimento Destrava ERS-244.

O trajeto sem asfalto entre Venâncio Aires e Vale Verde totaliza 16 quilômetros, e a construção das obras de arte (pontes e galerias) ocorreu há duas décadas. No entanto, na estrada há apenas três pontes sem o aterro de acesso ao longo de quase dois quilômetros. A conclusão da via representará uma nova rota de ligação dos vales do Rio Pardo e do Taquari com a capital do Estado e o Porto de Rio Grande. A empresa Pelotense já manifestou interesse em retomar as obras envolvendo a permuta de patrimônio do Estado. O processo está em tramitação junto ao governo do Estado. Ainda nesta semana, a Secretaria Estadual do Planejamento despacha a documentação para a Secretaria Estadual de Logística e Transportes atualizar o orçamento da obra.

O secretário estadual de Obras e Habitação em exercício, Giovane Wickert, informou que o processo deve voltar ainda na primeira quinzena de janeiro para a Secretaria Estadual do Planejamento, que deve proceder com a autorização específica da disponibilidade da área para permuta pela obra. Em fevereiro, a expectativa é de que ocorra a tramitação do termo de acordo jurídico. Se houver interesse mútuo das partes, o ato será formalizado. Conforme Wickert, a expectativa é de que, entre março e abril, tudo esteja oficializado e publicado para dar início à ordem de retomada das obras – se tudo correr dentro do previsto e sem contratempos.

Publicidade

LEIA MAIS: Comissão entrega relatório ‘Destrava ERS-244’ a presidente da Assembleia Legislativa

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Heloísa Corrêa

Heloisa Corrêa nasceu em 9 de junho de 1993, em Candelária, no Rio Grande do Sul. Tem formação técnica em magistério e graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Trabalha em redações jornalísticas desde 2013, passando por cargos como estagiária, repórter e coordenadora de redação. Entre 2018 e 2019, teve experiência com Marketing de Conteúdo. Desde 2021, trabalha na Gazeta Grupo de Comunicações, com foco no Portal Gaz. Nessa unidade, desde fevereiro de 2023, atua como editora-executiva.

Share
Published by
Heloísa Corrêa

This website uses cookies.