Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Crise

Estado acumula R$ 180 milhões em dívidas com hospitais

O ano de 2017 inicia crítico para as 245 Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Rio Grande do Sul. Com a falta de repasses de cinco meses de programas específicos (R$ 36 milhões por mês) por parte do Governo do Estado, diversas instituições estão apresentando problemas para o cumprimento de obrigações.

Uma pesquisa realizada nesta semana pela Federação das Santas Casas do Rio Grande do Sul junto aos hospitais associados traduz a realidade brutal para a saúde púbica do Estado. De acordo com o levantamento, 39% dos locais estão com os repasses de férias pendentes, 27% ainda não conseguiram quitar o 13º e 42% estão com salários de outros meses atrasados. Muitos dos que pagaram o 13º tiveram que fazer empréstimos bancários.

A Federação, que representa os hospitais que atendem mais de 70% do SUS no Rio Grande do Sul e empregam 60 mil trabalhadores, aguarda uma posição oficial da Secretaria Estadual da Saúde acerca da quitação desta dívida.

Publicidade

O Estado informou que aguarda a conclusão do pagamento integral da folha dos servidores públicos estaduais para programar repasses para os hospitais.

LEIA MAIS:

Hospitais da região com as finanças na UTI 

Publicidade

Metade dos hospitais não tem como pagar 13º salário

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.