Estão abertas, até 4 de setembro, as inscrições para os cursos de capacitação on-line gratuitos do Instituto Proa para jovens gaúchos. As 2 mil vagas são voltadas para jovens de 17 a 22 anos que já tenham concluído ou estejam cursando o terceiro ano do Ensino Médio em escolas públicas de todo o Estado. As inscrições podem ser realizadas pelo site do Proa. As aulas têm início em 11 de setembro.
No Estado, o Proa conta com a parceria da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), órgão vinculado à Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional e da Secretaria da Educação. Também são apoiadores o Instituto Cyrela e a Fundação Casas Bahia, que além de viabilizar a realização do curso no Estado oferecem vagas de emprego aos formados.
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A capacitação do Proa oferece um caminho para a parcela da população que mais sofre com o desemprego. Segundo dados do Ministério da Economia, desde 2016, a taxa média histórica de desemprego passa de 20% entre brasileiros de 18 a 24 anos. É mais que o dobro da taxa geral, que, no primeiro trimestre de 2023, chegou a 8,8%. Uma pesquisa divulgada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, no final de maio, revelou que 5,2 milhões de jovens entre 14 e 24 anos estão sem emprego no Brasil. O número representa a maioria, 55%, das pessoas que estão nessa situação no país.
Jovens como Daniela Nunes, de 19 anos, de Gravataí, não integram essa estatística. Ela cursou a última turma de capacitação do Proa no Rio Grande do Sul e agora comemora a vaga de emprego. “Atualmente, menos de um mês após a formatura do Proa, já consegui uma oportunidade em uma empresa que valoriza meu trabalho e sabe identificar o ser humano por trás do colaborador”, destaca Daniela.
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A satisfação de conquistar uma vaga de emprego é compartilhada pela jovem Emily Rolim, de 17 anos, de Alvorada. Agora, ela concilia as aulas do terceiro ano do Ensino Médio em uma escola pública de sua cidade com o primeiro emprego. “Estou trabalhando graças ao Proa, que me trouxe essa oportunidade incrível de começar tão bem a minha trajetória profissional, além de conhecer pessoas de vários lugares do país que também passaram pela capacitação”, relata Emily.
Durante a capacitação de três meses e 100 horas, os estudantes aprovados no Proa realizam a formação essencial gratuita que inclui aulas de Autoconhecimento, Projeto Profissional, Raciocínio Lógico e Comunicação.
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Após essa primeira etapa, eles podem optar por sete trilhas com capacitações mais específicas nas áreas de Administração e Logística (elaborada em parceria com a Procter & Gamble), Análise de Dados (com o iFood), Promoção de Marcas (com a BRF), UX Design (com a Accenture) e Varejo (com a Fundação Casas Bahia). Este ano, será disponibilizada ainda a formação em Educação Financeira, desenvolvida em parceria com a Bloomberg e a Dahlia Capital.
O Instituto Proa foi fundado por um grupo de empresários e tem o objetivo de impulsionar jovens com poucas oportunidades a construir suas carreiras no mercado de trabalho. A meta é capacitar mais de 300 mil jovens nos próximos anos.
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