A segunda etapa do Estação Verão 2022 será realizada neste domingo, 13, com a prova de 5,9 quilômetros de corrida – uma volta no entorno do Lago Dourado. Os detalhes estão no link bit.ly/3t52C36. Com a participação de 200 atletas, a expectativa é de que mais de 400 quilos de alimentos sejam arrecadados para doações à Asan e à Aapot.
Há probabilidade de 5% para pancadas de chuva na hora da prova, com 2 milímetros de precipitação. Com essa condição, a prova será mantida. Caso ocorra o adiamento para dia 26, às 16 horas, a informação será transmitida pelo pelas redes sociais do evento e pela Rádio Gazeta FM 107,9.
A concentração inicia-se às 7h15, com largada às 8 horas. Os participantes devem levar um litro de leite longa vida e um quilo de alimento não perecível, que serão doados à Asan e à Aapot. É ação obrigatória para a retirada do número do peito e do chip eletrônico de cronometragem.
Publicidade
Todos devem apresentar a carteira de vacinação com o cronograma em dia e devem permanecer de máscara na área do QG. Os atletas terão direito a água mineral para hidratação e biscoitos da Germani Alimentos. A estrutura conta com banheiros, estacionamento e sonorização. Os usuários do Lago Dourado não terão acesso das 6h30 às 11 horas.
A premiação será de troféus para o individual geral masculino e feminino. Haverá medalhas para os três primeiros lugares no individual por categorias, além das categorias masculina e feminina. Todos que completarem a prova recebem medalhas de participação.
A terceira e última etapa será no dia 20, com largada para a prova de 5,7 quilômetros de cross-country na AABB, a partir das 9 horas. No encerramento, os presentes poderão curtir a apresentação da banda MPBox.
Publicidade
LEIA MAIS: FOTOS: Duathlon dá início ao Estação Verão 2022
Atletas inscritos estão empolgados para a prova
Para Mariane Eich, de 50 anos, de Santa Cruz do Sul, será a primeira corrida após a flexibilização da pandemia. Apesar das restrições, ela manteve os treinamentos e exercícios na academia. Mas, por conta do tempo sem competições, a atleta amadora acredita que pode não ter a performance desejada.
“Nunca deixei de correr, seja na rua ou mesmo no Lago Dourado. Quando vi que teria o Estação Verão, decidi me inscrever”, destaca. Para ela, a corrida significa bem-estar e o objetivo é apenas participar, com a possibilidade de mensurar como está o ritmo dos treinos. Apesar de não ter compromisso com rendimento, Mariane subiu ao pódio em todas as provas que disputou na região, conforme a categoria etária.
Publicidade
LEIA MAIS: Começa neste domingo mais uma edição do Estação Verão
Daiane Feltrin Milani, de 20 anos, é a maratonista mais jovem de Santa Cruz do Sul. Ela começou a correr há cinco anos e se apaixonou imediatamente pelo esporte. A prática auxiliou no tratamento da anorexia. “Há uma família dos corredores em Santa Cruz. Todo mundo se ajuda”, destaca.
Após a primeira prova, em dezembro de 2017, ela encarou a 2ª Meia-Maratona de Santa Cruz, organizada pela Gazeta, em setembro de 2018. No ano seguinte, Daiane se transformou na maratonista mais jovem de Santa Cruz. “Talvez eu tenha sido a mais jovem no Estado e até no Brasil”, salienta.
Publicidade
Luiz Fernando dos Santos, de 42 anos, é de Barros Cassal. Ele começou a correr há três anos, como forma de amenizar a ansiedade. Gostou da prática e passou a aumentar a distância. Acostumado a correr seis quilômetros, o principal empecilho é não ter disputado provas nos últimos meses.
Já André Luis Schuck, de 39 anos, é de Vera Cruz. Ele já esteve no Estação Verão em anos anteriores. Neste, não conseguiu estar no duathlon, mas vai participar das outras etapas. André também já esteve na meia-maratona. “Saio cedo e volto tarde para casa, mas faço exercícios todos os dias. É puxado, mas gosto muito. É gratificante.”
André participa de diversos eventos. Com a pandemia, ele e a esposa passaram a fazer caminhadas. Nos últimos meses, André recebe uma planilha do professor Luciano Ávila para treinar quando consegue um tempo livre. Também investe em exercícios funcionais com o professor Netiele Peterson. “A expectativa é muito boa para a corrida. Quero tentar fazer a prova em 23 minutos.”
Publicidade
LEIA MAIS: AAPOT promove ação de conscientização sobre o câncer de pele
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!