A terceira etapa do Estação Verão 2020, a corrida de 6,6 quilômetros, aconteceu neste domingo, 9, no anel viário da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). A largada foi às 8 horas, próximo ao ginásio da Unisc, no bloco 41. A estrutura disponibilizou ambulância, chip para aferição do tempo, número de identificação, sonorização e alimentos como frutas, biscoitos e água gelada aos participantes. A próxima etapa do Estação Verão acontece no próximo dia 15, às 13 horas, com o vôlei de duplas no Sesi. As inscrições já estão encerradas. Serão 12 duplas masculinas e cinco femininas.
A 7ª edição do Estação Verão, realizada pela Fundação Gazeta e Gazeta Grupo de Comunicações, já bateu o recorde de inscrições, com mais de 400 participantes, como explica o gestor de Eventos Esportivos da Gazeta, Alexandre Cruxen. “Pelo número de inscritos, sem dúvida esta é a maior Estação Verão da história. A avaliação de hoje é 100%, o pessoal foi sensacional. O número total de inscritos no ano passado foi de 250. E este ano tivemos 40 inscritos no ciclismo, 200 na corrida de 3,3 quilômetros e neste domingo mais 160 na corrida de 6,6 quilômetros. Batemos o recorde”, comemorou.
Segundo Cruxen, a temperatura agradável deste domingo foi fundamental. “É uma prova que exige um pouco mais e o tempo esteve muito a nosso favor. A galera veio mesmo e trouxe os donativos.” O evento arrecadou uma quantia significativa de alimentos não-perecíveis que serão entregues nos próximos dias à Associação de Auxilio aos Necessitados (Asan), de Santa Cruz do Sul.
Publicidade
LEIA MAIS: Ciclismo inaugura a primeira competição do Estação Verão 2020
A premiação para cada uma das categorias até o terceiro colocado foi em medalhas. Mas todos os competidores receberam medalhas. O grande vencedor da corrida deste domingo foi Nitiele Peterson da Silva, de 39 anos, que completou o percusso de 6,6 quilômetros em 21 minutos e 29 segundos. O personal trainer, treinador de equipe de corrida e professor de ginástica laboral já participou de diversas corridas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. “A corrida e o esporte fazem parte da minha vida. Corro há pelo menos 20 anos. Minha participação aqui hoje é como um treino. No ano passado, após várias competições, lesionei a panturrilha e tive que parar por um tempo, voltei a correr agora em janeiro e aqui eu tenho muitos amigos.”, disse. No feminino, a campeã foi Carla Back Haubert, de 27 anos, que finalizou a prova em 27 minutos e 30 segundos.
Maisa Teichmann Kersting, de 61 anos, se orgulha de participar. Para ela, é uma sensação de dever cumprido. “ Desde pequena pratico esportes, mas da corrida faz cinco anos que participo. Completar o percusso e fazer parte disso aqui hoje representa vida. É muito bom poder conseguir vencer este esforço, 6,6 quilômetros é puxado”, disse.
Entre os competidores estava a família Pereira, Patricia Pereira, 36 anos; o marido Cléber Pereira, de 43 e o filho do casal, Cléber Pereira Junior, de 8 anos. De acordo com Patricia, praticar esportes é mais uma ótima oportunidade de fazerem atividades juntos. “Há três anos comecei a correr, era totalmente sedentária. Eu comecei a acompanhar meu marido, que é profissional de Educação Física e hoje posso dizer que é um vício que acaba trazendo toda a família.”
Publicidade
LEIA MAIS: Estação Verão reúne 200 corredores na Unisc; confira os vencedores
A competidora Condia Mendes, 70 anos, emocionou a todos com sua participação. Ela foi a última a completar o percusso em 50 minutos e 9 segundos, e chegou acompanhada por diversos atletas e amigos de corrida. “Eu costumo falar a eles, continuem correndo atrás de mim. Porque eu serei sempre a última e vocês são todos mais jovens, mas que sempre voltam para me buscar e ajudar a finalizar a corrida.”
Para Condia, participar é uma história de superação. “Há três anos e meio comecei a correr após o médico me desafiar e disser que não conseguiria perder 20 quilos. Na época eu pesava 100. Fiquei tão braba com ele que procurei um profissional para me ajudar a perder peso. Comecei a caminhar uma noite, passei para duas, depois cinco e hoje treino seis dias por semana. Perdi os 20 quilos e mais um pouco”, disse.
O Estação Verão é uma realização da Fundação Gazeta e Gazeta Grupo de Comunicações, com o patrocínio do Município de Santa Cruz do Sul, promoção da Gazeta FM 101,7 e apoio da Unisc, Germani Alimentos, Cervejaria Tinhosa, Cartão de Todos e O Agenciador.
Publicidade
Próximas etapas:
*15 de fevereiro Sábado, 13 horas
Vôlei de duplas na areia – Sesi
*16 de fevereiro Domingo, 17h30
Shows de Claus e Vanessa, grupo Sem Abuso e atrações diversas – Praça Getúlio Vargas
*1° de março Domingo, 8 horas Pedal Volta às Aulas – em frente à Farmácia São João, na Avenida Paul Harris