Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

PINDORAMA

Estação de tratamento de esgoto de Santa Cruz apresenta capacidade para ser ampliada

Sistema biológico de decantação do lodo, sem uso de químicos, tem boa capacidade ociosa para devolver água tratada ao Pardinho

Sistema biológico de decantação do lodo, sem uso de químicos, tem boa capacidade ociosa para devolver água tratada ao Pardinho

A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Pindorama, no Bairro Santuário, ainda tem boa capacidade para absorver a demanda do município. A informação foi divulgada após uma visita de Representantes da Agência Reguladora de Serviços Públicos de Santa Cruz do Sul (Agerst) ao local.

O objetivo da inspeção foi avaliar o processo de tratamento biológico do esgoto e verificar a capacidade operacional da estação, que existe desde 2002. A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) é a responsável pela ETE.

LEIA TAMBÉM: Primeiro trimestre registra abertura de quase mil empresas em Santa Cruz

Publicidade

“Constatamos boa capacidade ociosa da estrutura para ampliar os atuais 25% do tratamento de esgoto para os 90% até 2031”, aponta o relator dos processos de resíduos sólidos da Agerst, Ernani Baier. “Há previsão de obras de ampliação, mas com a estrutura de hoje, a ETE trabalha com apenas 35,81% da sua capacidade máxima.” Além de Baier, estiveram no local o conselheiro Fábio Azevedo e o agente de Regulação Marcelo Gaedke.

Conforme a Corsan, são tratados na ETE Pindorama 41,43 litros de esgoto por segundo, provenientes de 9.682 imóveis conectados à rede coletora do município. A Pindorama possui um potencial de tratamento de 115,7 litros de esgoto por segundo. Significa que a ETE ainda opera com folga. A estação também atua sob demanda nos casos de domicílios com separador individual. O maior desafio com relação aos mananciais da região é o despejo de esgoto in natura a partir de domicílios sem conexão com a rede da Corsan.

LEIA MAIS SOBRE SANTA CRUZ DO SUL

Publicidade

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.