Categories: Cultura e Lazer

Estação Cultura vai reunir artistas de vários segmentos de Santa Cruz

Entre os dias 2 e 5 de junho, Santa Cruz do Sul recebe a mostra artística Estação Cultura. Com apresentações e oficinas gratuitas de teatro, dança, música, artes visuais, grafite e artesanato, o projeto reúne diversos segmentos culturais do município. O evento é uma realização da Marques Produções e conta com o apoio do Sesc Santa Cruz, Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp) e Garçonaria Produções. O projeto foi executado por meio do Edital Criação e Formação Diversidade das Culturas, realizado com recursos da Lei Aldir Blanc (14.017/20).

O projeto foi pensado como uma forma de colaborar com os artistas – que estão com dificuldades para realizar o seu trabalho – e também levar cultura e entretenimento ao público, divulgando um pouco da arte realizada em Santa Cruz, explica o idealizador e produtor cultural Fábio Marques Belém. “O Estação Cultura foi idealizado com dois objetivos principais: proporcionar trabalho e renda para artistas e fazer uma pequena mostra da arte realizada na cidade, levando cultura e entretenimento para a população.”

LEIA TAMBÉM: Atelophobia: Paola Severo retrata próprias vivências em segundo livro de poesia

Publicidade

Uma das metas de Fábio ao criar o projeto foi contemplar diversos segmentos culturais. “Acredito que todas as ações que ajudem os artistas a atuarem com todas as medidas de segurança possíveis são extremamente importantes. Eles estão impedidos de trabalhar plenamente há praticamente um ano e dois meses”, explica. A organização é coletiva reunindo os artistas, o produtor e as entidades parceiras.

As oficinas acontecerão de forma presencial na Assemp (Rua Coronel Oscar Jost, 1.571) obedecendo a todos os protocolos de proteção contra a Covid-19. Já os shows e demais apresentações culturais serão online pelo Facebook do Sesc. As oficinas do projeto Estação Cultura têm vagas limitadas e restam poucas inscrições, que podem ser feitas nesta link. O projeto conta com acessibilidade da tradução em Libras durante as oficinas e a apresentação das lives. Toda a programação será gratuita.

Programação

2 de junho
17 horas – Artesanato com Carla Spies
19h30 – Aquarela com Natasha Cremonese

Publicidade

3 de junho
14h30 – Grafite – Digo Almeida
17 horas – Teatro – Grupo (Ins)Pirados
19h30 – Dança de Salão – Jefs Studio de dança
20h30 – Danças Urbanas – Jefs Studio de dança

4 de junho
20 horas – Live com apresentações de Killy Freitas e Rodrigo Jaeger

5 de junho
20 horas – Live com apresentações de Moisés Damé e Edinho Nascimento

Publicidade

Estação Solidária

Um dos objetivos do evento é ajudar os artistas. “Eu tenho certeza que Santa Cruz do Sul possui uma grande quantidade de artistas de imensa qualidade, porém não teríamos como fazer com que todos participassem”, conta Fábio. No entanto, para auxiliar aqueles profissionais que não puderam ser contemplados na programação, o Estação Cultura realiza ainda uma campanha para ajudar os artistas. A ação Estação Solidária incentiva o público a doar quantias em dinheiro por meio do Pix 39148658000180. Todo o valor arrecadado será revertido para a compra de cestas básicas que serão doadas a artistas que estejam impossibilitados de trabalhar.

LEIA TAMBÉM: Livro conta por onde andou Belchior nos quase dez anos que viveu anônimo

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.