Categories: Polícia

Estabelecimento comercial é alvo de operação em Santa Cruz

O Ministério Público realizou uma operação em Santa Cruz do Sul na manhã desta segunda-feira, 2. O objetivo foi verificar os alimentos que são vendidos para a população. A iniciativa contou com a participação da Secretaria Estadual da Agricultura, Vigilância Sanitária Estadual, Vigilância Sanitária Municipal, Procon e das Secretarias da Agricultura de Santa Cruz e do Estado.

A vistoria ocorreu na Casa Colonial Tiradentes, na Rua Tiradentes, no Centro de Santa Cruz, onde foi recolhido um grande volume de mercadorias impróprias para consumo. A expectativa é de que outros estabelecimentos de Santa Cruz também sejam alvo da ação nos próximos dias. O relatório sobre eventuais problemas encontrados vai ser divulgado após a conclusão do trabalho.

A intenção é evitar irregularidades sanitárias, além de verificar a qualidade dos produtos e se eles são comercializados de maneira correta. A análise inclui itens de origem animal e pães, além do prazo de validade, acondicionamento, câmaras frias com temperatura correta, condições de higiene e procedência das carnes.

Publicidade

Esta é a primeira ação da Força-Tarefa Municipal de Segurança Alimentar, criada oficialmente em Santa Cruz no dia 13 de novembro. As fiscalizações devem ser rotineiras a partir de agora, com ênfase em locais apontados pelas investigações e por reclamações de consumidores.

A Força-Tarefa de Segurança Alimentar em Santa Cruz é integrada pelo Ministério Público, Secretaria de Saúde, Secretaria da Agricultura, Secretaria da Fazenda, Vigilância Sanitária, Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), Serviço de Inspeção Municipal, Inspetoria Veterinária, Unidade Central de Fiscalização Externa (Ucefex) e Guarda Municipal.

Segundo Jorge Loebens, coordenador do Serviço de Inspeção Municipal, o material apreendido é todo descartado em aterro sanitário. Procurados pela reportagem da Rádio Gazeta, os proprietários do estabelecimento alvo da operação da manhã desta segunda não quiseram se manifestar.

Publicidade

LEIA MAIS: Força-tarefa é criada para garantir segurança alimentar

Outras operações

Em outras duas oportunidades, o Grupo de Apoio de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado – Segurança Alimentar (Gaeco) apoiou ações em supermercados de Santa Cruz.

Publicidade

Em novembro de 2016, o volume de mercadorias impróprias para o consumo que foram apreendidas chegou a 12 toneladas. Um supermercado foi interditado.

Na segunda ação, em outubro de 2018, houve o recolhimento de 2,5 toneladas de alimentos e um supermercado também foi interditado.

LEIA MAIS
O que mudou após a visita da força-tarefa nos mercados
Força-tarefa do MP apreende 2,5 toneladas de alimentos

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.