Retratos Fantasmas, de 2023, é um documentário sobre transformações. O diretor Kleber Mendonça Filho resgata a história dos antigos cinemas do Centro de Recife, onde ele aprendeu a gostar de filmes, até o momento em que fecharam suas portas e deram lugar a atividades de outra natureza. Alguns prédios passaram a abrigar shopping centers. Outros tornaram-se templos evangélicos, em um movimento que atingiu ainda outros setores: onde havia uma grande livraria, também em Recife, hoje existe uma igreja com cultos sempre lotados.
Mudanças vêm com o tempo e são inevitáveis na vida de qualquer cidade. Mas me chamaram a atenção, na última semana – e alguns dias após eu ter visto Retratos Fantasmas – , informações divulgadas pelo IBGE. Conforme o Censo de 2022, o Brasil possui mais estabelecimentos religiosos do que o total de instituições de ensino e de saúde. Em média, são 286 igrejas para cada 100 mil habitantes do País.
LEIA TAMBÉM: O papel do jornal
Publicidade
O total é de 579,7 mil estabelecimentos religiosos frente a 264,4 mil escolas e 247,5 mil estruturas de saúde (hospitais, UBSs e outras unidades) no País. Lembrando que o “religioso” não se refere só a igrejas cristãs ou evangélicas. O IBGE coloca nessa categoria quaisquer espaços de culto: templos, sinagogas, terreiros…
Mas as igrejas evangélicas têm, sim, um papel influente nesse cenário. Já no ano passado, uma pesquisa apontava que o número de templos no Brasil dobrou entre 2010 e 2019, de 54 mil para mais de 100 mil.
Saúde e educação são setores considerados prioritários, ou deveriam ser. Se a oferta de serviços nessas áreas está aquém do ideal, como mostra o IBGE, certamente a responsabilidade não é de líderes religiosos, mas dos governos. Invariavelmente, todos se elegem com promessas de grandes melhorias. Na prática, a teoria é outra: investimentos em saúde pública têm caído nos últimos anos, em âmbito nacional.
Em Retratos Fantasmas, as salas de cinema deram lugar a outro tipo de conforto espiritual. Nada contra quem o prefira. Mas espero que não aconteça o mesmo com escolas e hospitais. “Está vendo? Você nasceu naquele prédio. Hoje é uma igreja neopentecostal.”
Publicidade
LEIA OUTROS TEXTOS DE LUIS FERREIRA
Quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
Publicidade
This website uses cookies.