A Operação Blekkt, deflagrada pela Polícia Civil da Paraíba na manhã desta quinta-feira, 30, investiga um esquema de fraudes que tinha como vítimas os professores da rede pública em diversas cidades do estado. Os golpistas mantinham uma oferta fraudulenta e ilegal de cursos de mestrado e doutorado na área de educação, além de emitirem diplomas falsificados em nome de universidades brasileiras, entre elas a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).
Quatro mandados de busca e apreensão são cumpridos, na cidade de Campina Grande, na Paraíba, e em Vitória, no Espírito Santo, tendo como alvo as sedes das empresas envolvidas e as residências do investigados. Além da Unisc, os diplomas falsificados também usavam os nomes, logos e selos de instituições como a Universidade Estadual de Londrina (PR), a Universidade do Oeste Paulista (SP), a Universidade Anhanguera (SP) e a Universidade da Amazônia (AM).
LEIA TAMBÉM: Estelionatários pedem dinheiro para mercados e açougues em novo “golpe da mosca na carne”
Publicidade
Segundo as investigações, o responsável pela falsificação dos diplomas os apresentava como se fossem vindos de um processo de revalidação de diplomas estrangeiros. A maioria das vítimas eram professores da rede pública de ensino. Na Paraíba, foram afetados profissionais de municípios como Barra de Santa Rosa, Damião, Cuité, Picuí, Sossego, Nova Palmeira, Pedra Lavrada, Frei Martinho. Também houve vítimas no Rio Grande do Norte e em Pernambuco.
O homem considerado líder da organização criminosa usava sua empresa para passar a imagem de que a oferta dos cursos era regular. Ele alegava que as formações eram oferecidas pela Universidad Del Sol, do Paraguai. O prejuízo causado pelo esquema às vítimas foi de mais de R$ 2,4 milhões, incluindo mensalidades, bancas examinadoras, processos de revalidação e outras despesas.
LEIA TAMBÉM: Bombeiros Voluntários de Candelária atendem dois incêndios em estufas de tabaco
Publicidade
A equipe de reportagem do Portal Gaz entrou em contato com a Unisc, que encaminhou uma nota.
Confira a nota na íntegra:
A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) tem sido vítima de esquema de falsificação de diplomas de pós-graduação (mestrado e doutorado), especialmente na região nordeste do país. A prática não é recente e a Universidade tem sempre colaborado com as investigações da Polícia Civil, como ocorre no caso da Paraíba.
A Universidade reforça a importância de estudar em Instituições de Ensino Superior qualificadas e reconhecidas pelo MEC. Dúvidas sobre originalidade de documentos e diplomas podem ser sanadas pelo email centraldeatendimento@unisc.br.
Publicidade
Com informações do Jornal da Paraíba
quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
Publicidade