Categories: Regional

Esporte e amizade marcam o início da 37ª Olimpíada Rural da Ajurati

Dizer que o município de Arroio do Tigre é, nitidamente, o “Celeiro do Centro Serra” e, por isso, promove a maior Olimpíada Rural do Sul do País seria muito óbvio.  Falar que a Ajurati sempre organiza com maestria o mais belo evento da juventude rural do Centro Serra também não seria propriamente uma notícia. Para se ter uma noção do que é uma Olimpíada Rural em Arroio do Tigre é preciso mais do que palavras. É  necessário sentir. É  ouvir as vozes de milhares de pessoas que sempre lotam o Ginásio Tigrão nos dias de evento, é ver o suor nos rostos dos atletas que defendem suas juventudes rurais, é conversar com as famílias que deixam o campo e vão até a cidade para competirem e fazerem mais amizades…literalmente, é um verdadeiro show de sentimentos. Nunca de raiva ou pessimismo,  mas de otimismo e calor humano.

A 37ª Olimpíada Rural abriu na manhã de quarta-feira, 1º de maio, feriado, e vai até sábado, dia 4 de maio, numa promoção da Associação de Juventude Rural de Arroio do Tigre (Ajurati) em parceria com a Emater/RS-Ascar, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Prefeitura e Câmara de Vereadores de Arroio do Tigre.

No primeiro dia de evento, foram disputadas provas de salto em altura e distância, e pênaltis em duplas masculinas e femininas, na quadra de futebol society. No Ginásio Tigrão ocorreram os jogos de futsal máster. As  provas de atletismo no Estádio Municipal Carlos Ensslin foram destaque, bem como as tradicionais provas de cabo-de-guerra e serrote misto.

Publicidade

As competições esportivas prosseguiram na quinta-feira, 2, e na sexta-feira, dia 3. Serão 33 modalidades disputadas entre as 17 juventudes rurais que participam das Olimpíadas.  No sábado, dia 4, para encerrar o evento com Chave de Ouro, ocorre baile com escolha das novas soberanas, animado pela banda Porto do Som.

 

Abertura

Publicidade

Com um grande número de autoridades, a Abertura Oficial da 37ª Olimpíada Rural de Arroio do Tigre, no dia 1º, à noite, foi celebrada com orgulho e muita emoção. O prefeito Marciano Ravanello foi representado pelo vice-prefeito Vanderlei Hermes e declarou aberta a competição. Além de pronunciamentos, houve o juramento do atleta e a presença do ex-atleta de vôlei da Seleção Brasileira Gustavo Endres.

Em seu pronunciamento, o presidente da Ajurati, Tiago Bertolo, deixou clara a satisfação de toda a diretoria com a presença das autoridades e do público, salientando que se trata de um momento de descontração para quem vive no campo. “Organizamos tudo durante o ano. São meses de preparação para 4 dias, por isso buscamos a excelência na execução deste evento”, disse.

Simpatia em pesssoa

Publicidade

O ex-jogador da Seleção Brasileira de Voleibol, Gustavo Endres, esbanjou simpatia na noite da última quarta-feira, 1º, em Arroio do Tigre, durante a abertura da 37ª Olimpíada Rural do município. Através de um projeto do Banco do Brasil, Endres foi ovacionado pelo público. Foram muitas fotos e sessão de autógrafo. Em entrevista à Rádio Gazeta, o atleta destacou que nunca tinha visto uma organização tão preocupada com a prática esportiva. “É uma olimpíada que eu não tinha conhecimento e estou encantado. É algo fantástico. está em sua 37ª edição e eu não sabia. Então é preciso que as pessoas de outras regiões saibam o que está acontecendo aqui”, destacou.

O ex-jogador conquistou ouro nos Jogos Olímpicos de Atenas (2004) e Pequim (2008). Campeão da Liga Mundial de Voleibol em 2001, 2003, 2004, 2005, 2006 e 2007. Questionado sobre o que ul atleta de voleibol precisa ter para se destacar, Gustavo disse que o coletivismo é o mais importante. “Não adianta você ter altura, um bom condicionamento físico, um saque ou um bloqueio de qualidade se você não pensa no coletivo. O senso de coletivismo é o que impera durante uma partida. E foi isso que faz com que vencêssemos tanto enquanto Seleção Brasileira”, acrescenta.

Na prova de cabo-de-guerra, Gustavo teve a oportunidade de apitar uma partida. Além disso, o multicampeão foi responsável por acender a pira olímpica. Ele recebeu a tocha das mãos de atletas das juventudes participantes, que percorreram o Ginásio Tigrão com o fogo simbólico. Gustavo ainda teve o prazer de declarar aberta a 37ª Olimpíada Rural de Arroio do Tigre e levantou o público.

Publicidade

Conforme o presidente da Ajurati,Tiago Bertollo, a presença de Gustavo Endres na abertura oficial do evento torna ainda mais significativo o ato. “O Gustavo é multicampeão pela Seleção Brasileira, ouro olímpico, então nós nos sentimos valorizados pela presença dele aqui. E foi bacana perceber que ele ficou emocionado em ver como a nossa olimpíada funciona. Para nós isso é muito gratificante”, ressalta.

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.