A arte e a cultura tomaram conta do centro de Santa Cruz do Sul na tarde deste domingo, 17, que marcou temperaturas acima dos 30 graus. Em frente à Praça da Bandeira, o trânsito de veículos na Rua Marechal Floriano Peixoto foi fechado para possibilitar que grupos de famílias e amigos pudessem prestigiar as apresentações artístico-culturais.
LEIA MAIS: Praças da Bandeira e Getúlio Vargas recebem Orquestra de Minas Gerais neste fim de semana
A programação começou com a Orquestra Sopro dos Anjos, vinda de Minas Gerais para uma turnê pelo Rio Grande do Sul – e a primeira cidade escolhida foi Santa Cruz. Depois disso, o público ainda pode acompanhar danças com performances em homenagem ao município pela Invernada Juvenil do CTG Tropeiros da Amizade e seguir a noite ouvindo músicas gaúchas tocadas ao rock de Lobos dos Pampas – um projeto da banda Lobos da Estepe em alusão à Semana Farroupilha.
Publicidade
As programações foram organizadas pela Secretaria Municipal da Cultura. Na visão do vice-prefeito Elstor Desbessell, que acompanhou as atividades, a concentração de público demonstra que o centro se tornou um espaço multicultural que acolhe cada vez melhor os santa-cruzenses e visitantes: “é gratificante ver a Praça, o nosso calçadão, lotado de pessoas felizes, confraternizando, em um momento de lazer que também valoriza a cultura e a arte”. A visão é compartilhada pelas amigas Inês Marques, Jussara Lopes e Neiva Lopes, que saíram do Bairro Senai e vieram até o centro prestigiar o evento: “É muito bom a gente sentar aqui, conversar, conhecer gente nova e ainda adquirir cultura. Isso só traz alegria”.
LEIA TAMBÉM: Sebos democratizam acesso à leitura em Santa Cruz
Antes de tocar na Praça da Bandeira, a Orquestra Sopro dos Anjos, conduzida pelo maestro Isaías Lopes, já havia feito outras apresentações na cidade durante o final de semana – na Praça Getúlio Vargas, na igreja Santo Inácio, na Bierhaus e na comunidade Santo Antônio. Chegados na última sexta-feira, 15, os 21 músicos vieram do município de Perdões, Minas Gerais, para uma turnê no Rio Grande do Sul em comemoração aos 20 anos da Orquestra – que é mantida com o apoio de doações e composta, em sua maioria, por adolescentes de baixa renda.
Publicidade
Santa Cruz do Sul foi o primeiro local escolhido para os espetáculos no sul do país como forma de retribuir a visita realizada em 2012 pelo Oktobertanz, grupo de danças folclóricas de Santa Cruz que, na época, levou a cultura alemã até os mineiros. Na cidade, foram recebidos pelo presidente do Oktobertanz, Sérgio Machado, e demais integrantes do grupo.
LEIA TAMBÉM: Sandra Mohr: a solista de música erudita e a compositora
“Gratidão é o maior sentimento que temos por Santa Cruz do Sul”, afirmou o secretário municipal de Cultura, Turismo e Patrimônio Histórico de Perdões, Guilherme Alcântara, que acompanha a turnê. “Queremos agradecer ao povo desta cidade, que é um muito acolhedor. Por onde nós passamos fomos muito bem recebidos. E também parabenizar por manterem viva a tradição desta terra, deste lugar, deste estado, que é tão importante”, disse.
Publicidade
A partir desta segunda, os espetáculos seguem em Porto Alegre, Feliz, Bom Princípio, São Sebastião do Caí e Gravataí, fechando no dia 24. Para cada um, é preparado um repertório diferente, ao som de violinos, violoncelos, violões, piano elétrico, entre outros instrumentos.
LEIA MAIS SOBRE CULTURA E LAZER
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.