Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

TEATRO

Espetáculo Paixão de Cristo de Rio Pardo realiza seleção de elenco

Participar da encenação pode fazer com que amizades sejam construídas. Espetáculo comunitário é aberto para todas as idades | Foto: Divulgação

O espetáculo Paixão de Cristo, de Rio Pardo, realiza seleção de elenco neste fim de semana. Serão escolhidos cerca de 60 atores amadores para darem vida aos personagens. O evento, realizado pela Prefeitura de Rio Pardo, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, integra a programação da Semana Santa da Cidade Histórica. A seleção ocorrerá neste sábado, 4, a partir das 18 horas, e no domingo, a partir das 15 horas.

Nos dois dias, as atividades serão realizadas no Ginásio Municipal Norberto Ubatuba, no Bairro Boa Vista. Para fazer parte, não é necessário ter experiência prévia em teatro. Quem integrar a seleção de elenco vai passar por exercícios de desinibição, improvisação e jogos teatrais.

LEIA TAMBÉM: Encenação da Paixão e Morte de Cristo emociona o público

Publicidade

“É um excelente espaço para aprendizado sobre fazer teatro. E serve, inclusive, para criar amizades. Conheci muitos atores e atrizes que se dizem tímidos. O personagem, na verdade, é uma máscara que ajuda a romper a barreira da timidez. O teatro permite melhorar a comunicação com o mundo ao teu redor” afirma Dmitri Rodrigues, diretor do espetáculo entre os anos de 2014 e 2022.

Podem participar da seleção crianças, adolescentes, adultos e idosos. A Paixão de Cristo é um espetáculo rico de personagens, com variedade de perfis. O texto está recheado de vilões, como os maquiavélicos senadores Anás e Caifás, mas também tem mocinhos, como Cláudia Prócula, a esposa de Pôncio Pilatos, que tenta repetidas vezes interceder por Jesus.

Os personagens interpretados por mulheres, por sinal, ganharam força. Em 2022, o espetáculo recebeu novas cenas, e pela primeira vez o texto, produzido pela jornalista e dramaturga Letícia Mendes, equiparou o número de papéis femininos e masculinos. Neste ano, a peça deve passar novamente por adaptações.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Retomada dos eventos religiosos leva milhares às ruas de Rio Pardo

“A cada ano procuramos olhar para o elenco e pensar em quais mudanças podemos trazer para essa história, tão conhecida. Buscamos sempre discutir questões atuais, fazer o público refletir. Sair de lá com algo a se questionar. Conseguimos ao longo desses anos falar sobre empatia, e trazer um olhar para a importância das mulheres numa história sempre tão contada sobre a ótica masculina. Mas queremos ir além”, frisa.

A Paixão de Cristo é um espetáculo em constante transformação. Ao longo das três décadas, passou por mudanças, agregou gerações e virou uma espécie de família, aberta a receber novos integrantes. Foi a partir dela que nasceu, por exemplo, a Andarilhos Companhia Teatral. Criada em 2015, vem produzindo peças em Rio Pardo e na região desde então, e participa da produção do espetáculo.

Publicidade

Paixão de Cristo é realizada há 30 anos. Próxima edição está marcada para 7 de abril

Oportunidade

Também como forma de aprendizado, quem participar da encenação terá contato com as diferentes etapas que envolvem a produção teatral. A Paixão de Cristo é um espetáculo que envolve dança, criação de cenografia, e onde os atores recebem figurinos elaborados e passam pela experiência de gravar o texto num estúdio profissional. Apesar de ser aberta às pessoas que nunca tiveram contato com o teatro, um dos intuitos nesta edição de 30 anos é também trazer de volta aqueles que já participaram das edições anteriores, e fazem parte desta história.

LEIA TAMBÉM: Municípios da região apresentam encenações da Paixão de Cristo

O ator Cássio Mello, que está na peça desde o início, em 1993, vê a Paixão de Cristo como um local de aprendizado e transformação. Quando começou a fazer parte da produção, auxiliou inclusive na criação dos cenários, e desempenhou diferentes atividades nesse período. Ao longo desse tempo, interpretou personagens como Eleazar, Jared, Pôncio Pilatos, Tomé, Herodes, Pedro e Jesus Cristo – este último ao longo de quatro anos. “A Paixão de Cristo está dentro do meu coração, dentro de mim. Eu tinha feito teatro só na escola. Aprendi a perder a timidez e aprendi muitas coisas”, afirma.

Publicidade

Ensaios

Após a seleção, os ensaios continuarão sendo realizados em sextas-feiras e finais de semana. Na semana do espetáculo, que está previsto para ocorrer na Sexta-Feira Santa, dia 7 de abril, os encontros se intensificam.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.