Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Operação

Especialista em roubos a banco com uso de explosivos é preso pela Brigada Militar

Foto: Cristiano Silva

Especialista em roubos a banco com uso de explosivos é preso pela Brigada Militar

Em uma operação traçada em sigilo na tarde desta quarta-feira, 20, uma guarnição da Força Tática da Brigada Militar (BM) colocou atrás das grades Alexandre da Silva, de 38 anos, conhecido no submundo do crime pelo apelido de Jamanta. As forças de segurança o apontam como especialista em roubos a banco com uso de explosivos, já tendo sido considerado um dos homens mais procurados do Rio Grande do Sul, pois era acusado de envolvimento em diversos ataques a agências bancárias.

Dentre os crimes em que é suspeito está o assalto ao Sicredi, em Vale Verde, em 4 de julho de 2016, quando teria sido o responsável por arrombar os caixas eletrônicos. Três dias depois, teria tentado a mesma ação no município de Passa Sete. Além destas, o criminoso coleciona ocorrências por delitos graves, com pelo menos outras cinco explosões a caixas eletrônicos atribuídas a ele no passado.

LEIA TAMBÉM: VÍDEO: especialista em roubos a banco com uso de explosivos é preso pela Brigada Militar

Publicidade

Na ficha criminal, possui ainda roubos a estabelecimentos comerciais, inclusive lotéricas. Jamanta já havia sido preso em 30 de junho de 2022. Conforme a BM, nesta quarta-feira, ele encontrava-se na condição de foragido, com um mandado de prisão em aberto com pena estipulada em 30 anos. Foi encontrado em uma residência na localidade Passo da Mangueira, interior de Passo do Sobrado. Já possuiu mandados de prisão preventiva pelas comarcas de Santa Cruz do Sul, Lajeado e Barracão, no interior do Paraná.

Conforme o tenente Márcio José Limberger, que coordenou a operação da captura, o Setor de inteligência da Brigada Militar vinha monitorando o paradeiro de Jamanta e os veículos que ele vinha utilizando. “Colocamos atrás das grades esse foragido do sistema prisional de grande periculosidade, tendo em vista que ele é envolvido com quadrilhas de roubo a banco na região com uso de explosivos, além de possuir vasta ficha criminal”, comentou.

LEIA TAMBÉM: Acusado de tentar matar os irmãos do assassino de seu pai vai à júri nesta quinta-feira

Publicidade

“Com certeza essa prisão ajuda a prevenir ocorrências de roubos a instituições financeiras na região, em virtude da articulação que ele possui dentro do mundo criminoso com outros indivíduos que estão segregados no sistema prisional”, complementou Limberger.

Jamanta foi levado até o Hospital Santa Cruz (HSC) para exames de praxe. Em seguida, foi encaminhado até a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), onde a prisão foi registrada. Posteriormente, foi conduzido ao Presídio Regional de Santa Cruz do Sul, onde iniciará o cumprimento de sua pena.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE POLÍCIA

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.