ESPECIAL EMATER SOBRADINHO: Seis décadas auxiliando o meio rural
A inauguração do escritório da Emater de Sobradinho aconteceu no ano de 1958, sendo um momento de extrema relevância para o município, até então grande produtor agrícola da região devido a sua extensão de área rural – as emancipações ocorreriam somente anos depois -. Ela acompanhou a criação do Serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural no Rio Grande do Sul, ocorrida três anos antes, com o nome de Associação Sulina de Crédito e Assistência Rural (Ascar).
As atividades do escritório de Sobradinho foram desenvolvidas até o ano de 1965, quando entrou em um período de inatividade, voltando a funcionar somente em 1978. Nesta época, havia sido criada no Rio Grande do Sul, a Emater/RS – Associação Rio-grandense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural, sendo o órgão executor da política oficial dos dois serviços, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo.
Neste período, diversos técnicos e extensionistas passaram pela Emater de Sobradinho, que também contou com diversos chefes de escritório, sendo Adriano Jeferson Dreher, o atual. Entre as atividades desenvolvidas pela entidade, estão as ações que buscam promover o desenvolvimento rural sustentável, sendo a instituição referência na prestação de serviços em assistência técnica e social, classificação e certificação de produtos agropecuários.
Publicidade
As atividades integrantes do Plano de Trabalho são debatidas e definidas junto com as parcerias locais, com destaque para a Prefeitura Municipal e suas secretarias, Fejão, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Sindicato Rural, associações e organizações rurais e Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (Comder).
EQUIPE ATUAL
Adriano Dreher – chefe do escritório
Rotieri Guarienti – extensionista rural
Elisabete de Vargas – extensionista rural e social
Cláudia da Rosa – assistente administrativo
Maiquiele Schaefer Roso – extensionista rural e social