Espaço Nostalgia: comunicador coleciona aparelhos de som e antiguidades

Olá! A música faz parte da vida do comunicador Giovani Silveira, há nada menos do que 33 anos no time da Rádio Gazeta FM 107,9. E se ele é um dos responsáveis diretos pela trilha sonora que embala as noites dos ouvintes na região, e até de quem reside em cidades mais distantes, qual não é a surpresa quando se descobre que em um recanto ou refúgio ele coleciona… dezenas de aparelhos de som e equipamentos e objetos de cunho cultural.

Boa praça, Giovani recebeu o Espaço Nostalgia para abrir as portas de seu ambiente e mostrar algumas raridades que guarda e conserva já ao longo de anos. E nos permitiu inclusive fazer um passeio em forma de vídeo, a fim de compartilhar essa sensação e a emoção com todos os leitores, muitos deles seus fiéis ouvintes. Venha conosco!

LEIA MAIS: FOTOS: André Guedes guarda mais de 350 camisetas de clubes

Publicidade

Colecionismo

Para esta edição, além de mostrar as fotos de um belíssimo acervo, vamos fazer você, leitor, visitar o ambiente ao som de ABBA. Basta conferir o vídeo abaixo. Com certeza, muitos vão se identificar com essa coleção. Foi aos 12 anos de idade que Giovani Silveira, hoje empresário e comunicador da Rádio Gazeta FM 107,9, casado com a Eunice e pai do Augusto, começou a almejar aquilo que mais tarde se tornaria seu hobby: a arte de colecionar aparelhos de som e antiguidades.

Conta Giovani que quando ainda guri parava em frente às vitrines das lojas e ali ficava sonhando com os aparelhos. Uma loja que recorda bem é a extinta comercial Rex. Desde então, a vontade era tanta que anos depois, quando fez um estágio remunerado no Senai, conseguiu comprar seu primeiro aparelho 3 em 1, da marca Gradiente. Atualmente, aos 54 anos, Giovani contempla os mais de mil itens reunidos em um ambiente construído e decorado especialmente para guardar o seu acervo.

São aparelhos reunidos de todas as partes do Brasil, muitos comprados, alguns doados e até mesmo aquele que parecia uma peça descartada, e ele levou para o conserto. Visitar esse espaço é voltar no tempo: além dos aparelhos de som, que são o seu xodó, há muitos itens que lembram nossos antepassados, como ferramentas e utensílios.

Publicidade

Seringa para não descartar

No sábado passado, chegou a minha vez de me imunizar contra o coronavírus. E observando a quantidade de pessoas que ali estavam, pensei em quantas seringas acabam sendo descartadas, quanto lixo é produzido. Mas, conversando com meu pai, seu Breno, ele me contou que já houve tempos em que as seringas eram de vidro. Na sua juventude, quando ajudante de balcão, utilizava-se muito esse tipo. A pessoa ia tomar uma injeção e o farmacêutico pegava a seringa esterilizada. No interior, a forma de esterilização era ferver a água do recipiente no qual estava mergulhado o instrumento.

LEIA MAIS: FOTOS: venâncio-airense coleciona almanaques de farmácia

O trenzinho musical

Esse foi o primeiro Trenzinho Musical da Estrela, e foi mais um grande sucesso na década de 70. Mais tarde, a empresa relançou o brinquedo mais duas vezes, uma com a figura do Mickey como maquinista e na outra um menino. Com um jeito novo de brincar, quando o trenzinho andava ele tocava uma música. Eram no total quatro disquinhos de plástico com músicas de um lado e do outro: no disco 1, Dó-Ré-Mi-Fá e A Banda; no disco 2, Sino de Belém e Atirei o Pau do Gato; no disco 3, Meu Limão, Meu Limoeiro e Ciranda, Cirandinha; e no disco 4, Parabéns para Você.

Publicidade

Uma bela promoção dos anos 80 ao ritmo da música de Tina Turner

Foi na década de 80 que a Pepsi, em parceria com a cantora norte-americana Tina Turner, lançou mais uma superpromoção. Você juntava as tampinhas e podia trocá-las por um dos seis modelos de copos, que tinham estampados um dos instrumentos da banda dela, e ainda vinham com o autógrafo da cantora. Os instrumentos eram: teclado, bateria, saxofone, guitarra, microfone e trompete. No vídeo abaixo é possível conferir a propaganda da época.

LEIA TAMBÉM: FOTOS: apaixonado por música mantém acervo de discos de vinil

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.