Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Casa das Artes

Espaço evidencia o traço de Regina Simonis

Foto: Alencar da Rosa

Sobrinha e sobrina-neta da artista, visitaram a mostra

A Associação Pró-Cultura de Santa Cruz do Sul realizou, na tarde dessa quarta-feira, 27, a cerimônia de abertura do Espaço Acervo Regina Simonis. O mezanino da Casa das Artes abriga, desde então, uma mostra permanente com desenhos e pinturas da renomada artista santa-cruzense. O projeto de exposição do acervo e fomento dos artistas locais foi realizado com recursos do Auxílio Emergencial – Lei Aldir Blanc e da Secretaria Municipal de Cultura. Além da homenagem à patrona, a iniciativa contou com oficinas e shows com os artistas da cidade.

De acordo com o vice-presidente da Associação Pró-Cultura de Santa Cruz do Sul, Danúbio Zitzmann, muitos visitantes de fora não conhecem o trabalho da artista, portanto, a galeria permanente promove e mantém vivo o nome de Regina Simonis e o trabalho que ela desempenhou. “Eu acredito que a maior importância é manter o legado dela, para que as pessoas possam conhecer a beleza e a simplicidade que tinha esse trabalho. Muitas vezes, ao olhar um desses desenhos que a gente emoldurou, em um primeiro momento se pensa que é uma foto antiga, tamanha a perfeição com que ela conseguia capturar na imagem. Isso demostra o grande talento que ela tinha e a sensibilidade também”, explica.

LEIA MAIS: Casa das Artes Regina Simonis planeja buscar novos associados

Publicidade

Os desenhos, que pertencem à Casa das Artes, estavam arquivados sem possibilidade de acesso do público. Agora, poderão ser visitados. A galeria é composta por dez quadros fixos e mais cinco que serão expostos de forma itinerante. Conforme Zitzmann, os desenhos foram feitos entre o fim da década de 1920 e o início da década de 1930, e foram selecionados por ele de acordo com a beleza e sensibilidade de cada peça. Os trabalhos também demonstram o talento da artista muito antes de as mulheres terem destaque no cenário das artes.

Estavam presentes à abertura duas familiares da artista, a sobrinha Norma Merten e a sobrinha-neta Berta Helena Moehlecke, que enfatizaram que Regina Simonis foi a primeira santa-cruzense a se formar no Instituto de Belas Artes do Rio Grande do Sul, sendo orientada pelo mestre europeu Francisco Pelichek.

LEIA MAIS: Casa das Artes Regina Simonis vive expectativa de reabertura

Publicidade

O presidente da Pró-Cultura, Milton Keller, disse que a associação se empenhou para manter a Casa das Artes dinâmica, mesmo com o período atípico, promovendo projetos culturais como a criação da galeria. “Como a casa já leva o nome da artista, nada mais justo do que oferecer um lugar para colocar parte do acervo dela. Existe muita coisa nas casas dos colecionadores e apreciadores de arte, mas a Pró-Cultura detém um bom número de obras assinadas por ela. Desta forma, a gente pretende agora ampliar para que a população possa ter conhecimento do que ela fez naquela época”, disse.

Conforme Keller, o prédio do antigo Banco Pelotense possui a característica de uma edificação com alguns espaços amplos e outros menores. O espaço que recebeu as obras é o mezanino da Casa das Artes, no segundo andar, que já passou por reforma anteriormente. Parte do valor do edital foi utilizado para emoldurar os desenhos que estão agora em exposição.

LEIA MAIS: Casa das Artes vai reabrir com mostra sobre formas de expressão

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.