Santa Cruz do Sul

Espaço de acolhimento infantojuvenil é inaugurado nesta segunda-feira

Dentro da semana de aniversário do município, mais uma importante conquista na área da saúde foi entregue à comunidade nesta segunda-feira, 26. Trata-se do Centro de Referência em Atendimento Infantojuvenil Municipal (Craim), um espaço que servirá para acolher crianças e adolescentes vítimas de violência sexual, instalado junto ao prédio do Centro Materno Infantil (Cemai). O novo serviço é mais uma ação do Programa Pacto Santa Cruz pela Paz.

O ato contou com a presença de representantes da Secretaria Estadual de Saúde, e de demais órgãos atuantes no município, como Ministério Público, Poder Judiciário, Polícia Civil, Instituto Geral de Perícias, secretários municipais e representantes do legislativo municipal. A estrutura do Craim contará com profissionais das áreas de enfermagem, psicologia e assistência social, que farão o trabalho de acolhimento das vítimas e seus familiares. São três salas disponíveis para oferecer o serviço.

LEIA TAMBÉM: Vítimas de violência sexual infanto-juvenil terão atendimento especializado em Santa Cruz

Publicidade

O secretário de Governança e Relações Institucionais, e coordenador do Pacto pela Paz, Everton Oltramari, ressaltou a importância do novo serviço oferecido aos munícipes. “Hoje estamos vendo um sonho se tornar realidade, que é o de interiorizar o serviço deste órgão tão importante na defesa dos direitos de nossas crianças e adolescentes. E Santa Cruz, com a criação deste órgão, dá um passo importante na articulação da sua rede, em oferecer um atendimento qualificado às vítimas de violência”, afirmou.

Já a secretária de Saúde, Daniela Dumke, ressaltou a importância do novo órgão. “Com a entrega de mais este serviço para a população, vamos conseguir centralizar nossos atendimentos e minimizar o máximo possível o sofrimento de nossas crianças, e de todas as pessoas que passam por situações de violência”, declarou.

LEIA TAMBÉM: Um em cada sete adolescentes já sofreu algum tipo de violência sexual, aponta IBGE

Publicidade

Presento na solenidade, a promotora de Justiça Especializada, Danieli de Cassia Coelho, também se pronunciou. “Este é um sonho que sempre acalentei, sempre acreditei que Santa Cruz tem espaço e pessoas preparadas para ofertar este serviço. O Craim é mais uma porta de entrada, e quero parabenizar Santa cruz por este novo passo”, reconheceu. Ainda segundo ela, em média, dois casos de violência sexual aparecem por semana, em Santa Cruz.

Em seu pronunciamento, a prefeita Helena Hermany reconheceu o trabalho de todos os envolvidos para a concretização do Craim. “Um projeto dessa envergadura, só é possível com grandes parcerias. É um projeto da área da saúde, mas tem o envolvimento de todas as demais secretarias e de órgãos do Estado. Somos uma cidade privilegiada, porque quando propomos algo, todas as entidades colaboram, por isso temos coragem de fazer propostas bastantes ousadas, porque sabemos que não estamos sozinhos. Muito obrigado a todos que se envolveram”, finalizou. O Centro de Referência em Atendimento Infantojuvenil localiza-se na Travessa Kern, 120, junto ao prédio do Cemai. Mais informações sobre o serviço podem ser obtidas pelo número (51) 3715-1210.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.