Um morador do Corredor Heck, em Linha João Alves, Santa Cruz do Sul, questionou sobre a presença de uma água poluída que passa por sua propriedade. A preocupação, segundo ele, é que o seu gado beba dessa água com rejeitos. O morador já efetuou denúncias na Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Semass), mas o problema continua.
LEIA TAMBÉM: Quase dois mil consumidores tiveram descontos na fatura de água em Santa Cruz; entenda
De acordo com a pasta, o setor de fiscalização da Semass já realizou diversas vistorias no local e não detectou vestígios de água poluída. No entanto, na última inspeção, há cerca de uma semana, percebeu-se sinais de que uma das Estações de Bombeamento de Esgoto (EBEs), de responsabilidade da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), poderia apresentar problemas.
Publicidade
O esgoto estaria indo para o riacho e contaminando a água, que apresentava coloração anormal e rejeitos. Ainda conforme a Semass, uma solicitação foi encaminhada à Corsan para que a equipe técnica faça a manutenção das Estações de Bombeamento de Esgoto.
LEIA TAMBÉM: Agência reguladora aplicou R$ 150 mil em multas na Corsan
Por sua vez, a Corsan informou que, nessa quarta-feira, a equipe realizou a manutenção da EBE no loteamento Nova Santa Cruz. Contudo, o gerente da Corsan em Santa Cruz do Sul, Bruno Barreto, afirmou que os funcionários farão uma nova verificação.
Publicidade
“Vale lembrar que nas licenças ambientais de EBEs e Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) coletivas sempre é solicitado um ponto de lançamento quando o empreendedor solicita a construção do loteamento, para quando houver extravasamentos. Talvez esse córrego de água seja esse ponto, pois esses pontos podem ser um pluvial também, visto que EBEs são pontos mais baixos onde o esgoto é recalcado (bombeado).
LEIA TAMBÉM: Conexões de esgoto avançam e chegam a mais de 14 mil economias em Santa Cruz
”Além disso, conforme Barreto, se ocorrer algum defeito na bomba, como pode ter acontecido no local, ou até mesmo alguma ligação irregular de água da chuva no sistema de esgoto, provocando um volume maior do que o dimensionado para a rede cloacal e o bombeamento (ou uma falta de energia, por exemplo), o esgoto extravasa para algum ponto. “Pode ter ocorrido, porque tivemos uma chuva muito forte no final de semana. Em nossa visita semanal, identificamos que uma das quatro EBEs do Nova Santa Cruz estava com defeito na bomba, o que foi consertado ainda na quarta-feira”, completa o gerente.
Publicidade
Barreto acrescenta que as pessoas podem fazer contato com a Corsan, mesmo não sendo clientes, para que as equipes verifiquem qual o problema. É possível ir pessoalmente ao escritório da companhia em Santa Cruz, na Rua Tenente-Coronel Brito, 221, Centro, ou ligar no número 0800 646 6444.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.