A Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul, através da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando na Estratégia de Saúde da Família (ESF) Margarida Aurora um curso de capacitação de libras. O objetivo da iniciativa é auxiliar na comunicação entre profissionais e pacientes.
Por meio de um estudo, através do Programa de Ensino pelo Trabalho na Saúde (PET Saúde), na ESF Margarida Aurora, acerca da ‘Análise da Dificuldade de Comunicação de Pacientes Surdos em uma Estratégia de Saúde da Família do Rio Grande do Sul’, observou-se que a forma como o atendimento está organizado oferece dificuldade de acesso aos usuários surdos, devido ao desconhecimento da equipe sobre libras.
Através da análise, foi realizada uma parceria entre a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e Secretaria Municipal de Saúde, visando ofertar o curso de libras para facilitar o acesso destes pacientes a um atendimento integral e integrado, com qualidade e humanização.
Publicidade
Conforme a enfermeira Raquel Rozeno, especialista em Saúde Comunitária, a iniciativa tem como objetivo qualificar a atenção prestada aos usuários que possuem deficiência auditiva. “Queremos fortalecer o vínculo com eles e suas famílias. Pretendemos, futuramente, ampliar essa capacitação para representantes de todas as unidades de saúde do município de Santa Cruz do Sul.”
No total o curso terá 40 horas divididas em 13 encontros. As aulas serão ministradas por uma professora especialista, a qual também apresenta deficiência auditiva. O primeiro encontro ocorreu no dia 26 e a conclusão está prevista para o dia 18 de setembro. As atividades ocorrem sempre nas sextas-feiras à tarde.
Os participantes do curso – que contempla toda a equipe, as pessoas com deficiência auditiva (PCDA) e um familiar, além de dois psicólogos do Cemas – receberam uma cartilha que será utilizada durante as aulas e que apresenta as palavras mais utilizadas no atendimento em saúde com ilustrações dos sinais em libras. Cerca de 24 pessoas participam da iniciativa.
Publicidade
This website uses cookies.