Os moradores de Linha Santa Cruz passaram a ter atendimento noturno no posto de saúde. Além do trabalho que é feito no local durante o dia, a Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro, instalada na Rua Professor Albino Pedro Sehnem, irá funcionar de segunda a sexta-feira, das 18 horas às 22 horas. Nos fins de semana, ficará fechada.
O serviço será exclusivamente para casos de média e baixa complexidade e que não se enquadram nas categorias de urgência e emergência. Ou seja, pacientes com sintomas leves, sem risco de morte. A Sala de Vacinas da ESF também funcionará em horário estendido durante a semana, das 18 às 21 horas. Para utilizar a assistência ou fazer imunização, basta possuir o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).
LEIA TAMBÉM: Com nova onda, Santa Cruz deve receber 15 mil testes para Covid-19
Publicidade
A inauguração ocorreu nessa sexta-feira, às 18h30, com a presença do deputado federal Heitor Schuch (PSB-RS). Conforme a Prefeitura, o plantão irá exigir um investimento mensal de R$ 55 mil. “Que este seja um local para acolher a todos que precisarem de atendimento fora do horário dos postos de saúde, desafogando também as unidades de pronto-atendimento. Saúde tem sido uma prioridade de toda a nossa gestão”, ressaltou a prefeita Helena Hermany.
No início de março, o plantão noturno foi retomado em Santa Cruz após 15 anos. O primeiro posto a receber o serviço foi a UBS Clementina Martini (Posto Central). Ela funciona de segunda a sexta, das 18 horas à meia-noite. Localizada na Travessa Vereador Walter Kern, 125, ao lado do Centro Materno Infantil (Cemai), a UBS também atende aos sábados, entre 8 horas e 18 horas. No domingo, permanece fechada.
LEIA TAMBÉM: Hospitais da região vão receber quase R$ 10 milhões
Publicidade
A ampliação do serviço tem como finalidade reduzir a demanda e o tempo de espera de pacientes no Pronto Atendimento (PA) do Hospital Santa Cruz. Nos últimos tempos, a casa de saúde apresentou um aumento na demanda nos plantões de urgência e emergência.
Conforme o secretário de Saúde, Fabiano Dupont, o plantão noturno em Linha Santa Cruz era um pedido antigo da comunidade. “Estamos cumprindo neste ano, devido ao esforço de todas as equipes e profissionais da nossa secretaria”, afirmou. Segundo ele, na primeira noite, uma emergência foi atendida e encaminhada ao hospital. Dupont também entregou o protocolo da solicitação ao governo federal de recursos para uma UPA na cidade alta.
Para o presidente da Associação de Moradores de Linha Santa Cruz (Amorlisc), Ricardo Bringmann, a ampliação é uma conquista para a comunidade. “Linha Santa Cruz é a casa que acolhe a todos, e tem crescido muito. Esse anúncio é extremamente importante, o primeiro passo para que no futuro tenhamos também uma UPA na cidade alta.”
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade
This website uses cookies.