Durante todo este mês, as unidades básicas de saúde (UBSs) e as Estratégias de Saúde da Família (ESFs), de Santa Cruz do Sul, estarão com o olhar voltado para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata. É a campanha Novembro Azul, que traz o alerta para o segundo tipo de tumor mais prevalente entre os homens no Brasil. A ESF Dr. Ingo Ebert, situada no Bairro Ana Nery, está a frente da campanha e produziu um material que nos próximos dias será distribuído aos demais postos de saúde e repassado aos usuários.
De acordo com o enfermeiro responsável pela unidade, André Cunha, os folhetos contém informações sobre os principais exames a serem realizados para verificar possíveis alterações na próstata, como toque retal, dosagem PSA, ultrassonografia e biópsia. “Com a ampla divulgação dada ao Novembro Azul, as pessoas acabam ficando mais questionadoras neste período e querem saber mais, então vamos abordar o tema nas consultas, nos acolhimentos e entregar impressos para esclarecer sobre exames e sintomas”, explicou.
LEIA TAMBÉM: Sociedade Brasileira de Urologia alerta para aumento de casos de câncer de próstata
Publicidade
Mesmo que as ações este mês estejam centradas no público masculino, as mulheres não devem ficar de fora da iniciativa, uma vez que são peças fundamentais no contexto familiar. “Durante a consulta da paciente mulher vamos indagar sobre a situação familiar, perguntar sobre a saúde do marido, companheiro, namorado, porque na maioria das vezes são elas que tomam a frente, que levam o homem a buscar atendimento. Queremos evitar que procurem ajuda somente quando a dor é insuportável ou quando a doença está em estágio avançado”.
Apesar de o foco da campanha ser o câncer de próstata, o momento também será oportuno para conscientizar os homens para os cuidados com a saúde em geral e, além das orientações sobre a importância do cuidado preventivo e do acompanhamento médico regular, a equipe estará realizando testes rápidos para identificação de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) como HIV, Sífilis e hepatites.
LEIA TAMBÉM: Estado investirá mais de R$ 9 milhões em hospitais da região dos Vales
Publicidade
No material elaborado pela ESF Dr. Ingo Ebert constam os sintomas que devem acender o alerta dos homens, como dificuldade ao urinar, presença de sangue na urina, dor ao urinar, vontade de urinar mais vezes, jato fraco e gotejamento terminal. Em qualquer um desses casos, a orientação é buscar os serviços de saúde para investigar a situação.
O secretário municipal de Saúde, Fabiano Dupont, ressalta a oportunidade que o Novembro Azul traz para que a população perceba a importância de adotar medidas de prevenção. “Muitas pessoas resistem em procurar os serviços de saúde porque acreditam que vão estar procurando doenças, mas não é assim. Diagnóstico tardio só dificulta o tratamento e as chances de cura, portanto precisamos mudar esse paradigma”.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SAÚDE E BEM-ESTAR
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙