ESF Ingo Ebert abre as portas no Bairro Ana Nery

Santa Cruz do Sul passa a contar, a partir desta quarta-feira, 22, com uma nova unidade de saúde construída para ser modelo de sustentabilidade. A ESF Ingo Ebert, responsável por uma cobertura populacional de 2,4 mil usuários, no Bairro Ana Nery, é o terceiro posto a dispor de sistema para coleta e armazenagem de água da chuva e estrutura pronta para receber placas fotovoltaicas, garantindo o abastecimento elétrico por meio de energia renovável.

A cerimônia de inauguração do prédio, nesta manhã, teve a presença da prefeita Helena Hermany, do vice-prefeito Elstor Desbessell, de secretários municipais, autoridades, trabalhadores da área da saúde e de familiares de Ingo Ebert, personalidade santa-cruzense que dá nome ao posto. Durante o ato, a prefeita presenteou a família com flores, a secretária Daniela fez a entrega de chaves para a equipe de servidores que vai atuar no local e houve, ainda, o descerramento de placa e corte de fita.

A equipe de saúde, que até então dividia a mesma estrutura física com a equipe da ESF Faxinal, realiza, a cada mês, 1.430 atendimentos – entre consultas, procedimentos e visitas das agentes de saúde. A nova estrutura física possui 442,31 metros quadrados e custou R$ 949,4 mil, pagos com recursos do Finisa. O local dispõe de salas de triagem, de recepção, de espera, de atividades coletivas, de agentes comunitários de saúde, de vacinas, de administração, de procedimentos, de curativos e de observação; três consultórios médicos e um odontológico; central de material esterilizado simplificada; copa; quatro banheiros (dois acessíveis); depósito de material de limpeza; rouparia e varanda. Na área externa, há, ainda, um playground.

Publicidade

A prefeita Helena ressaltou o compromisso, assumido durante a campanha, de cuidar das pessoas, e disse que quem trabalha na saúde tem mais que uma profissão, tem uma missão. “Toda pessoa que chega a uma instituição de saúde precisa em um primeiro momento ser acolhida. É importante que quem trabalhe aqui nunca se esqueça disso, é preciso ter empatia, saber se colocar no lugar do outro”, observou.

LEIA TAMBÉM: Posto de Saúde sustentável é entregue à comunidade do Bairro Santa Vitória

Ao se dirigir ao filho de Ingo Ebert, João Carlos, que foi à cerimônia acompanhado pela esposa Marisa e pelos netos Rodrigo e Débora, Helena lembrou a trajetória exemplar do médico e empresário e do engajamento dele em ações de caráter social. Ela frisou que a Xalingo, empresa da qual Ingo foi um dos sócios, além gerar empregos e contribuir com a arrecadação do município, até hoje presta um relevante trabalho na área social.

Publicidade

Já a secretária municipal de Saúde, Daniela Dumke, destacou a importância de mais esta entrega para a comunidade. “A atenção primária é o nosso grande pilar na saúde. Precisamos cada vez mais fortalecer esse serviço, a fim de evitar ou diminuir reflexos hospitalares”, observou. Ela também reforçou que independente de a assistência prestada ao usuário ser hospitalar ou rede pública, é preciso alinhamento visando à qualidade do serviço.

Homenagem

A ESF do Bairro Ana Nery foi batizada com o nome do médico e empresário Ingo Ebert, nascido em Santa Cruz do Sul, em 17 de dezembro de 1921. Como clínico geral e cirurgião, atendeu no Hospital Santa Cruz. Em 1952 fundou o Hospital Arroio Grande, adquirido três anos depois pela Sociedade Caritativa e Beneficente Ana Nery.

Exerceu a medicina por alguns anos, auxiliando inúmeras pessoas carentes, mas o lado empreendedor falou mais alto e, em 1959, entrou como sócio da empresa Xavier Braunger & Cia Ltda. A empresa tinha como sócios, os irmãos Xavier e Lindolfo e, assim, em 1961, agregando o nome Ingo, criou-se o nome da conhecida empresa Xalingo.

Publicidade

Foi sócio-fundador do Country Club, sendo um dos principais contribuintes para a compra da área onde está a sede do clube, foi também sócio-fundador do Rotary e presidente da Sociedade Ginástica. Doutor Ingo Ebert faleceu aos 49 anos, em 7 de dezembro de 1971, contudo deixou para Santa Cruz um grande legado que permanece vivo até hoje, nas áreas social, de saúde e empresarial.

LEIA TAMBÉM: Meio Ambiente lança programa de arborização no município

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.