Os integrantes da Academia Centro Serra de Letras, Clara Luiza Montagner e João Riél Manuel Nunes Vieira de Oliveira Brito, estão desenvolvendo uma pesquisa que visa retratar a história e origem do município de Tunas. Num primeiro momento, os autores estão analisando as fontes primárias sobre a origem do local em cartórios, arquivos paroquiais, cemitérios antigos e passando pelos distritos e divisas territoriais, buscando informações que embasarão o trabalho.
Segundo os pesquisadores, a ideia da publicação do livro se deu por existir muito pouco escrito sobre a história do município até hoje, emancipado de Soledade no ano de 1987, mas criado por ato municipal como distrito desde o ano de 1903, depois colonizado em sua maioria por imigrantes de origem alemã vindos da região de Santa Cruz do Sul.
O material servirá como fonte didática para os alunos de Tunas e para sua própria população conhecer suas origens. Os pesquisadores solicitam a quem tiver interesse de contribuir com informações e fotografias históricas relevantes ligadas a formação do município que entrem em contato com os mesmos o quanto antes. A previsão de conclusão da obra é para dezembro de 2018, quando Tunas celebrará 31 anos de emancipação e 115 anos de sua fundação, com o objetivo de ser lançada na Feira do Livro de Sobradinho e durante eventos ligados a semana do município de Tunas.
Publicidade
This website uses cookies.