A jornalista e escritora santa-cruzense Paola Severo realizou rodas de conversa sobre literatura e poesia em quatro escolas de Santa Cruz do Sul. As atividades foram acompanhadas da doação de cem exemplares do livro Atelophobia, lançado em maio deste ano, e são a contrapartida social do projeto realizado com recursos do auxílio emergencial – Lei 14.017/2020 – Lei Aldir Blanc, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) de Santa Cruz do Sul.
A roda de conversa mais recente ocorreu de forma presencial durante o mês de junho na Escola Municipal de Ensino Fundamental Luiz Schroeder. As atividades anteriores foram realizadas online, em formato de live ou pela plataforma Google Meet, em março e abril deste ano. Foram contempladas as escolas estaduais Ernesto Alves de Oliveira, Estado de Goiás e Nossa Senhora da Esperança.
LEIA MAIS: Paola Severo lança o livro de poesias Atelophobia
Publicidade
“Foi muito gratificante ter a chance de conversar com os alunos sobre a minha trajetória como autora. Acho importante que eles tenham uma referência local de uma mulher e jovem que já publicou livros. Além disso, espero que a conversa incentive a leitura e a escrita da poesia”, conta a escritora. Ex-aluna das escolas Luiz Schroeder e Ernesto Alves, Paola Severo também repassou aos estudantes dicas para ler mais e começar a escrever.
As atividades foram acompanhadas por cerca de 460 pessoas, entre estudantes, professores e comunidade escolar. Após as atividades, cada escola recebeu 25 cópias do livro, possibilitando que os professores utilizem os poemas como recurso dentro da sala de aula. Além dos cem exemplares de Atelophobia, Paola também fez a doação de 80 obras de literatura para a biblioteca da Escola Nossa Senhora da Esperança.
A autora conversou com os estudantes sobre seu livro mais recente, Atelophobia, publicado pela Editora Gazeta e que conta com 112 textos autorais escritos entre 2017 e 2020. Anteriormente, em 2019, Paola publicou a obra de estreia Melodia Perversa. Os livros são vendidos a R$ 25,00 e podem ser adquiridos diretamente com a autora, na Livraria e Cafeteria Iluminura e na Tabacaria do Shopping Santa Cruz.
Publicidade
LEIA MAIS: Atelophobia: Paola Severo retrata próprias vivências em segundo livro de poesia
Paola Severo nasceu em Santa Cruz do Sul em 1992. Estudou Jornalismo e se formou na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) em 2016. Pós-graduou-se em Cinema e Linguagem Audiovisual pela Estácio de Sá em 2019 e atualmente cursa um MBA em História da Arte na mesma instituição. Atua como repórter multimídia da Gazeta Grupo de Comunicações desde 2013. Atelophobia é seu segundo livro. Anteriormente, em poesia, publicou Melodia perversa (2019), também pela Editora Gazeta. Entre em contato com a autora pelo Instagram @paola.severo.71.
LEIA TAMBÉM: Um bom livro pode curar: saiba o que é a biblioterapia
Publicidade
This website uses cookies.