A jornalista e escritora santa-cruzense Paola Severo lança, neste sábado, 17, seu terceiro livro de poesia. A obra chamada Oxímoro está sendo lançada pela Editora Vírtua, com recursos da Lei Paulo Gustavo, através da Secretaria de Cultura de Santa Cruz do Sul. Nas páginas, a poeta mostra uma produção inspirada pela condição da mulher, que abraça também vivências, amores, anseios, medos e traumas.
“Minha escrita é bastante pessoal, e de certa forma, complementa meu trabalho jornalístico que não permite abordar os sentimentos. O que consumo como filmes, livros e séries também me inspira muito a escrever, assim como as cenas do cotidiano”, explica. O prefácio foi feito feito pela escritora e membro da Academia Rio Grandense de Letras, Marli Silveira, e a orelha tem um texto do jornalista, escritor e editor do Jornal Sarau, Mauro Ulrich.
LEIA TAMBÉM: Escolas municipais de Venâncio Aires recebem patrona da Feira do Livro
Publicidade
O livro tem 92 páginas onde são apresentados 88 poemas escritos entre os anos de 2020 e 2022. Oxímoro é dividido em três partes: ontem, hoje e amanhã. Cada uma reúne poemas do passado, presente e futuro.
Para o jornalista e proprietário da Editora Vírtua, Rafael Augusto Machado, Paola é uma escritora necessária para os dias que vivemos. “Paola é uma poetisa inquieta. Cada linha lida parece gerar uma ansiedade igualmente inquietante no leitor, que incontrolavelmente passa a sentir-se ávido por saber o que a escritora tem a dizer a seguir. Oxímoro é um livro que coloca frente a frente o leitor e sua (ou suas) realidade (ou realidades) expressas nos poemas de Paola. Por mais que a inspiração esteja nela, nos seus pontos de vista e nas suas experiências, a escrita de Paola causa um certo ‘desconforto’ em quem a lê. No bom sentido, claro, pois nos faz pensar o quão importante seria para cada um de nós expor em palavras todo o nosso íntimo”, comenta o editor.
LEIA TAMBÉM: Professor João Pedro Schmidt lança livro sobre os eventos climáticos
Publicidade
O lançamento do livro Oxímoro será realizado às 10h30, na Casa das Artes Regina Simonis, com sessão de autógrafos. O evento terá acessibilidade com intérprete de Libras. Na ocasião, os exemplares serão vendidos a R$ 40,00 e os livros anteriores da autora, Melodia Perversa e Atelophobia, também estarão disponíveis por R$ 25,00 cada.
Paola Severo nasceu em Santa Cruz do Sul, em 1992. Estudou Jornalismo e se formou na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) em 2016. Pós-graduou-se em Cinema e Linguagem Audiovisual pela Estácio de Sá em 2019 e realizou um MBA em História da Arte na mesma instituição em 2022.
LEIA TAMBÉM: Uma conversa com o ativista Daniel Munduruku: “Toda conquista é sempre uma luta”
Publicidade
Publicou os livros de poesia Melodia Perversa (2019) e Atelophobia (2021), ambos pela Editora Gazeta e lançou uma série de videopoemas em março de 2022. Também integra a Antologia Digital da Poesia Gaúcha, realizada pelo Trensurb e o Instituto Estadual do Livro do Rio Grande do Sul (IEL-RS), em parceria com a Academia Rio-Grandense de Letras, e faz parte do e-book Próxima Estação: Poesia (2023).
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CULTURA E LAZER
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade
This website uses cookies.