Categories: Cultura e Lazer

Escritora Lygia Fagundes Telles morreu aos 103, diz documento

A escritora Lygia Fagundes Telles, morta no último domingo, 3, tinha, na verdade 103 anos, revelou o genealogista Daniel Tadonne, e não 98. O pesquisador analisou dois documentos, a certidão do primeiro casamento, com o jurista Gofredo Teixeira da Silva Telles, firmada em 17 de abril de 1947 e a identidade. Nelas, constam que a autora nasceu em 19 de abril de 1918, não 1923, como foi repercutido.

A identidade da autora bate com a data da certidão de casamento, conforme confirmou o G1 com a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo. Questionada, a Academia Brasileira de Letras se omitiu, alegando que a autora gostava de manter discrição com relação à idade. Leia o texto que acompanha o post de Tadonne, publicado em seu Instagram, abaixo.

LEIA MAIS: Morre a escritora Lygia Fagundes Telles

Publicidade

Texto publicado pelo genealogista:

“Lygia Fagundes Telles (1918-2022)

Hoje morreu Lygia Fagundes Telles. E sua genealogia nos mostra que a grande escritora guardava um segredo: ela era 5 anos mais velha do que dizia!

Partiu hoje aos 103 anos e não aos 98 anos como todos os meios de comunicação e até a Academia Brasileira de Letras imaginam..

Publicidade

Lygia foi registrada no cartório de registro civil de Santa Cecília (São Paulo SP) em 23 de abril de 1918 com 4 dias de idade. Poucos dias depois foi batizada na paróquia da Consolação em 3 de maio de 1918.

Casou-se com seu primeiro marido, Goffredo Teixeira da Silva Telles, em 17 de abril de 1947, 2 dias antes de completar 29 anos. No registro de casamento sua data de nascimento é clara: 19 de abril de 1918.

A pesquisa genealógica muitas vezes revela dados e fatos escondidos há décadas. A análise dos registros de fonte primária pode desafiar nossas crenças.

Publicidade

Quem nunca desvendou alguns segredinhos com o auxílio da genealogia?”.

LEIA TAMBÉM: Gilberto Gil toma posse na Academia Brasileira de Letras

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.