Uma moradora de Santa Cruz do Sul está lançando seu primeiro livro. A escritora Priscila Fortes Morais, de 27 anos, é a autora de O monstro que habita em mim (Cartola Editora). Natural de Santa Maria, residiu por muitos anos em Cachoeira do Sul e agora vive em Santa Cruz. É formada em Administração e atualmente trabalha como temporária em empresa da área de tabaco. Priscila escreve nos momentos de folga.
A escrita surgiu ainda na adolescência, quando gostava muito de produzir as redações para o colégio. “Eu sempre fui muito tímida e, então, quando me aproximava dos 18 anos, muitas coisas aconteceram na minha vida. Eu precisava colocar para fora o que sentia e achei na escrita essa possibilidade”, conta. A autora começou a participar de concursos literários em 2018, como uma forma de realizar o sonho de ter seu trabalho publicado.
Priscila participou com dois contos da antologia Contatos imediatos, da Cartola Editora, de São Paulo, e este foi apenas o início. De lá para cá, integrou seis antologias de contos: Minha carne é de Carnaval, Juízo final, Possessão, Um libreto, Cem sonetos e Contos de fadas sombrios, além de ser convidada para uma edição exclusiva de contos baseados nas músicas do cantor Cartola.
Publicidade
Para a publicação de seu livro solo, ela buscou um financiamento coletivo, modelo em que os leitores pagam de forma antecipada pelos exemplares, para ajudar o autor a bancar os custos de edição e de impressão. “Foi um desafio, porque essa modalidade aos poucos está sendo conhecida, e muitas pessoas não entenderam bem como funcionava ou ficavam desconfiadas”, comenta. “Mas foi uma experiência muito boa, por saber que muitos conhecidos e amigos ajudaram e se empenharam na divulgação.”
A escritora ainda não prevê um evento de lançamento, mas o livro já pode ser adquirido na loja virtual da Cartola Editora (www.cartolaeditora.com.br), na Amazon, ou diretamente com Priscila, pelo WhatsApp no telefone (51) 9 9906 6648. Por enquanto, a autora vai continuar trabalhando no próximo livro, que está em andamento; e adianta que o projeto será sobre amor. Ela também segue participando de concursos literários e publicando contos. Mais informações sobre a autora e os livros podem ser obtidas pelo Instagram, na conta @priscilamoraisescritora.
Monstro que virou livro
O monstro que habita em mim é um projeto muito pessoal para a autora. “O livro nasceu de uma necessidade de entender todos os sentimentos que a ansiedade provocava em mim. Nele, eu coloquei muitos sentimentos que percebi que outras pessoas ao meu redor tinham e não sabiam como expressar. Até hoje nem eu sei direito, mas busquei passar para as pessoas ansiosas como eu que elas não estão sozinhas, que outras pessoas sentem o mesmo e estão procurando entender o que acontece”, explica.
Publicidade
O livro de 54 páginas foi escrito em forma de poesia, para se tornar uma leitura mais rápida e prática. Priscila conta que levou cerca de um mês para escrever todo o material. A respeito dos temas abordados em seu primeiro livro, ela justifica que hoje em dia saúde mental é sinônimo de qualidade de vida. “Vemos doenças como depressão e ansiedade atacando cada vez mais a população e sabemos que fazer terapia ainda é ‘coisa de louco’ para muitas pessoas.” A autora acredita que é necessário tratar o tema cada vez mais para quebrar paradigmas e como uma forma de prevenir as doenças emocionais.
Ficha
Publicidade