Centro-Serra

Escritor homenageado da Feira do Livro, Romar Beling lançou “Entrevistos” em Sobradinho

Há mais de três décadas, ele usa das palavras para registrar histórias. Junto à Gazeta Grupo de Comunicações, há 35 anos atua como jornalista, narrando fatos de Santa Cruz do Sul, da região central do estado e do mundo. Conhece bem os assuntos do cotidiano, os fatos que pautam manchetes, capas e páginas de jornais. Mas também se aventura em outros gêneros textuais. Ele é Romar Rudolfo Beling, escritor homenageado da 27ª Feira do Livro de Sobradinho.

Romar junto com o patrono Adelar Rosa e o escritor convidado especial, Robson Drachler

Nascido em 24 de julho de 1969, quis o destino que sua vinda ao mundo fosse no então Hospital Sebastiany, em Sobradinho. Com a família natural de Linha dos Pomeranos, foi em Agudo registrado. Filho de Lira e Laurindo, tem na região serrana de Agudo sua primeira casa. Lá seus pais ainda residem e é para onde o pensamento o leva quando pensa no futuro.

Desde 1988, Romar está radicado em Santa Cruz do Sul, onde dedica-se ao jornalismo, sempre na mesma empresa. Graduado em Letras, é especialista em Literatura e mestre em Letras – Leitura e Cognição. Professor, editor, escritor, cronista e poeta, foi editor da Editora Gazeta, e atualmente é gestor de Conteúdo Multimídia da Gazeta Grupo de Comunicações.

Publicidade

A escolha pelo jornalismo, segundo ele, ocorreu de forma natural. “O jornalismo foi sempre a minha única atividade pontual. Quando concluí o Ensino Médio em Agudo e fui para Santa Cruz do Sul para estudar, entrei no curso de Letras porque na época não tinha o de Jornalismo. Calhou de eu fazer Letras e, a partir disso, estou toda minha caminhada tecida na área de Letras e Literatura, mas, com um mês morando em Santa Cruz, entrei na Gazeta, e 35 anos depois continuo lá. É uma caminhada de um grupo”, salienta.
Romar publicou as obras: “A história de muita gente”, livro alusivo aos 50 anos da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) e à presença histórica do tabaco na história mundial; “Terra de bravos: imigração alemã no Brasil 180 anos”, de 2007, “Noites em chamas”, sua estreia em livro de poesia, em 2011; “Uma poética da memória: o holocausto na obra de Jorge Semprum”, ensaio, publicado em 2011; “Trinta e seis: fotos com poesia”, livro mescla de poemas com fotos do fotógrafo Lula Helfer e que teve ainda poemas de Mauro Ulrich e Daniela Damaris Neu, publicado em 2013; as antologias “Nem te conto”, I, II e III, que organizou em conjunto com o professor Rudinei Kopp, entre 2012 e 2014; “A felicidade de estar vivo”, segundo livro de poesia, em 2017.

Sua obra mais recente, “Entrevistos: conversas com escritores”, foi publicada neste ano de 2023 e lançada também na Feira do Livro de Sobradinho. O livro reúne entrevistas realizadas com 20 autores internacionais, e terá um segundo volume, com autores nacionais, a ser lançado em 2024.

Romar também tem artigos e ensaios publicados em revistas e livros, e colaborou com poemas e crônicas em coletâneas e antologias. Foi patrono de Feiras do Livro e participou de eventos acadêmicos sobre literatura. É o atual presidente da Academia de Letras de Santa Cruz do Sul, da qual foi membro fundador.

Publicidade

Aos 54 anos é escritor homenageado da Feira do Livro de Sobradinho. E a ligação com o município não fica apenas por conta de seu nascimento, mas do trabalho e das amizades, assim como participações em outras edições deste evento literário, em lançamentos de livros e prestigiando as atividades da Academia Centro Serra de Letras. “Meu vínculo com Sobradinho é de praticamente toda a minha vida. Nasci no Hospital Sebastiany e a minha região, Linha dos Pomeranos, tinha muita ligação com Sobradinho, as famílias iam, como hoje ainda, para o comércio e outras atividades. Depois, quando ingressei na Gazeta do Sul, por diversas ocasiões editei o jornal Gazeta da Serra, período que acabei retomando muito forte os laços com Sobradinho. Como jornalista comecei a afinar um pouco mais meu olhar sobre a região toda e, depois, seguindo a carreira, muito seguidamente me reportava a Sobradinho para fazer matérias ou algum contato de atividade cultural”, detalha.

Desde julho de 2013, o jornalista assina a coluna semanal “Leituras de Mundo” no Jornal Gazeta da Serra. “Uma década de coluna. Já são mais de 500 edições em que acabo me reportando com algum conteúdo para a região”. A profissão também oportuniza a Romar viagens para outros estados e ao exterior, transformando as informações obtidas em reportagens e materiais especiais.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CENTRO SERRA

Publicidade

Quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

Nathana Redin

Share
Published by
Nathana Redin