Cultura e Lazer

Escritor chileno Antonio Skármeta morre aos 83 anos

O escritor chileno Antonio Skármeta morreu nesta terça-feira, 15, aos 83 anos, segundo o jornal O Globo. Ele sofria de Alzheimer. Skármeta é o autor do romance conhecido mundialmente “O carteiro e o poeta”, que foi adaptado para o cinema. Além disso, conquistou reconhecimento mundial com o livro “Ardiente paciencia”, que narra a relação de um carteiro com o Prêmio Nobel Pablo Neruda. A obra foi adaptada para o cinema como “Il Postino”, ou “O carteiro e o poeta”, e recebeu quatro indicações ao Oscar.

O Prêmio Casa de las Américas, o Prêmio Unesco em 2003 e o Prêmio Planeta em duas ocasiões também estão na lista de conquistas do escritor. Em 2014, recebeu o prêmio nacional de Literatura do Chile.

LEIA TAMBÉM: Christiane Torloni revela casos sobrenaturais enquanto gravava A Viagem: ‘Nunca tinha paz’

Publicidade

Nascido na cidade de Antofagasta, no norte do Chile, e radicado em Santiago, a capital, foi, em paralelo a sua dedicação à escrita, professor universitário, roteirista e diretor de cinema, e diplomata, tendo exercido a função de embaixador do Chile em Berlim, na Alemanha, no início dos anos 2000. São obras de destaque na carreira de Skármeta “El entusiasmo”, “Desnudo en el tejado” e “El baile de la victoria”. O escritor será velado na sede do Teatro Nacional Chileno, ao lado do palácio presidencial de La Moneda.

Skármeta e sua relação com Santa Cruz

O escritor chileno Antonio Skármeta estreitou ainda mais seus laços com Santa Cruz do Sul em 2015 depois de participar, na Serra Gaúcha, das gravações do longa “O Filme da Minha Vida” – obra baseada em seu livro “Um pai de cinema”. Na cidade-polo do Vale do Rio Pardo, o artista aproveitou para rever amigos e parcerias consagradas desde 2012, quando foi patrono da 25ª Feira do Livro de Santa Cruz. 

Durante esse processo, e ao longo dos anos seguintes, Skármeta manteve vínculos com Santa Cruz, o que inclui parceria com o músico Killy Freitas, que resultou na gravação de um CD. E todas essas atividades culturais a Gazeta divulgou e registrou. O escritor era é um apaixonado pela cidade, pela cultura gaúcha e pelo cinema brasileiro. 

Publicidade

LEIA MAIS DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.