Escritor César Machado lança Immerse

O autor santa-cruzense César Machado lançou recentemente Immerse (2021, 182 páginas). O livro é de ficção científica, gênero que explora tempos irreais, futuros e paralelos, além de mundos transformados pelos avanços tecnológicos e aventuras interespaciais. Entre as obras mais importantes do gênero estão as distopias, que colocam em xeque a própria condição humana e a capacidade de uma sociedade em se transformar, como 1984, Admirável mundo novo, Fahrenheit 451 ou O conto da aia. Essas histórias têm em comum o monitoramento e a manipulação como formas de controle e opressão. Inspirado também pelos algoritmos e impulsionamentos on-line, o livro de Machado suscita cenários onde as redes e universos virtuais moldam a realidade.

Machado cita como exemplo a recente mudança anunciada pelo Facebook, que passou a se chamar Meta, investindo pesado no ‘’metaverso”. “Do que se fala da tecnologia, resta apenas a certeza de que tende a aprofundar as aplicações de realidade aumentada e potencializar o uso comercial de algoritmos, mas parece pouco provável que o objetivo seja se limitar à sobreposição de informações sobre a realidade”, explica. Inspirado nessas reflexões, o autor construiu um mundo cheio de contradições e um livro que combina formas narrativas de vários gêneros.

LEIA MAIS: Empresários santa-cruzenses lançam livro “O sentido da vida”

Publicidade

Na história, o individualismo levado ao extremo e a satisfação imediata dos desejos foram alimentados pelo desenvolvimento de Immerse, imersões onde se pode vivenciar praticamente tudo, e as dinâmicas das experiências reforçam o sistema. O autor criou uma história de ação em meio a uma sociedade que usa a tecnologia para construir vivências, manipular posicionamentos individuais. É um mundo de grandes corporações substituindo o papel do Estado que, ao perder suas fronteiras geográficas, ganhou outras menos evidentes, porém mais profundas. Um tempo onde os benefícios do futuro e tecnologia não chegaram para todos, nem a todo lugar. Parte da população encontra lugar de realização na Immerse – mundos virtuais fabricados, com detalhes pensados minuciosamente.

Na trama, um grupo que propagava críticas ao modelo social tem, na morte de um dos membros, o giro para a clandestinidade, lançando os primórdios da resistência ao sistema. Assim surge uma rede e uma pequena comunidade, reunindo pessoas com talentos incríveis, que têm na opressão da Liga da Ordem um inimigo em comum. Uma arquiteta de Immerse percebe que há algo de errado e ajuda a criar o grupo Consciência, que combate injustiças na sociedade.

Como adquirir

O livro Immerse é uma publicação independente e pode ser adquirido por meio das redes sociais de César Machado. Interessados em comprar o volume podem entrar em contato com o escritor pelo Instagram no perfil @cesarhm, através do e-mail cesar.machado@icloud.com ou no link https://www.facebook.com/produza.me.

Publicidade

LEIA MAIS: Em novo livro, Eliane Brum relata vivências na Amazônia

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Heloísa Corrêa

Heloisa Corrêa nasceu em 9 de junho de 1993, em Candelária, no Rio Grande do Sul. Tem formação técnica em magistério e graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Trabalha em redações jornalísticas desde 2013, passando por cargos como estagiária, repórter e coordenadora de redação. Entre 2018 e 2019, teve experiência com Marketing de Conteúdo. Desde 2021, trabalha na Gazeta Grupo de Comunicações, com foco no Portal Gaz. Nessa unidade, desde fevereiro de 2023, atua como editora-executiva.

Share
Published by
Heloísa Corrêa

This website uses cookies.