Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

SANTA CRUZ

Escoteiros ligam lanternas em prol do meio ambiente

Foto: Rodrigo Assmann

Participantes dos grupos de escoteiros chamaram a atenção para a importância de cuidar dos recursos naturais e poupar energia

Com suas lanternas e a vontade de fazer o bem pelo meio ambiente, os grupos escoteiros Santa Cruz e MacLaren se integraram ao movimento Hora do Planeta na noite do último sábado, 23. A ação é promovida pela World Wildlife Fund (WWF), o Fundo Mundial da Natureza. A atividade ocorreu na Praça Bandeira e reuniu crianças de 6 a 11 anos, denominadas lobinhos, e seus familiares.

Durante o movimento, todos foram incentivados a apagarem as luzes por uma hora e refletir sobre o impacto do aquecimento global e a perda da biodiversidade. Apesar de serem grupos de escoteiros distintos, ambos costumam realizar atividades de forma integrada, disse a chefe de seção do ramo lobinho do Grupo Escoteiro MacLaren, Daiane Rosa. “É legal para mostrar que não há rivalidade, porque o movimento escoteiro é único”, afirmou. 

LEIA TAMBÉM: Apenas 54% dos domicílios da região têm rede de esgoto; veja os dados

Publicidade

Além do apagar das luzes, alguns dos lobinhos que participaram da ação também contaram sobre trabalhos de cunho ambiental desenvolvidos nos grupos. No MacLaren, os participantes falaram sobre projetos de composteira, utilização do óleo de cozinha e o plantio de mudas. “São ações que o grupo faz ao longo do ano em prol do meio ambiente”, explicou Daiane. 

Lobinhos do Grupo Escoteiro Santa Cruz (Gesc) também comentaram sobre seus projetos ao público. Conforme a chefe de seção do ramo lobinho do Gesc, Silvia Rosa, os projetos foram concluídos no ano passado e integram o chamado Tribos da Terra. “Tivemos trabalhos sobre coleta seletiva, consumo consciente de água, colocação de grade em bueiros, recolhimento de bituca de cigarro nas praias e outros”, relatou. 

LEIA TAMBÉM: Polícia apreende dois mil metros de redes de pesca no Rio Jacuí

Publicidade

Os participantes do Gesc também cuidam de sementes, que posteriormente viram mudas e são levadas para diferentes locais para serem plantadas ou são doadas para instituições que demonstrem interesse pela causa. Silvia lembrou ainda que, durante as atividades na Praça, foram distribuídos panfletos produzidos em papel arroz e impressos com tinta comestível. 

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.