ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Escoteiras santa-cruzenses vão para Jamboree Mundial

Luiza e Helen já estão com suas mochilas prontas para a viagem rumo à Coreia do Sul

“Draw your dream!” (ou em português, “Desenhe seu sonho!”) é o tema do Jamboree Mundial que ocorre neste ano em SaeManGeum, na Coreia do Sul. O evento é considerado o maior acampamento do Movimento Escoteiro e acontece a cada quatro anos, em um país diferente. E, falando em sonho, as santa-cruzenses Luiza Chagas, de 14 anos, e Helen Stein, 17 anos, vão transformar seus desejos em realidade, pois vão até o outro lado do mundo para participar do evento.

As meninas irão viajar nesta sexta-feira, 28, e vão participar de atividades de intercâmbio cultural com mais de 40 mil escoteiros de 150 países, até o dia 19 de agosto. Entre as atividades que serão desenvolvidas por eles estão montar o próprio acampamento, cozinhar, fazer atividades de lazer, cultura e espiritualidade, entre outras, orientadas pelo programa proposto pela Organização Mundial do Movimento Escoteiro.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Grupo Escoteiro Santa Cruz promove campanha de doação de sangue

Publicidade

Luiza e Helen são integrantes do Grupo Escoteiro Santa Cruz (Gesc) há sete e nove anos, respectivamente, e estão ansiosas para representar o grupo na Coreia do Sul. Helen esperava desde os 8 anos para participar e não conseguiu ir na última edição porque faltavam dois meses para atingir a idade necessária para isso, que é 14 anos. “Eu já pesquisei várias coisas. A cultura de lá é muito diferente, eu já achei super legal e estou muito animada”, afirma. 

Luiza relembra que recebeu o convite para participar do Jamboree através de Lisandra Ribeiro, chefe auxiliar da tropa escoteira Roberto Boesel, do Gesc, e coordenadora do 19º distrito, conhecida carinhosamente por chefe Lika. Mas de um grupo de 15 pessoas restaram apenas ela e Helen, que realmente mostraram interesse em participar. Por isso, as meninas vão para SaeManGeum com o Grupo Escoteiro Ciretama, de Bento Gonçalves. No total, 95 pessoas do Rio Grande do Sul vão integrar o Jamboree e 1.060 do Brasil. De Santa Cruz do Sul, apenas Luiza e Helen vão participar.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Loteamento Estância Jardim recebe plantio de árvores

Publicidade

Ocasião para compartilhamento de experiências e culturas

Entre tantas atividades que estão previstas na programação, Luiza e Helen citaram algumas de que estão ansiosas para participar. Uma delas será o encontro lusófono, que reunirá pessoas de outros países que praticam o escotismo e também falam português. O mercado persa, que se caracteriza pela troca de objetos entre os escoteiros, do mesmo modo é uma ação esperada por Luiza e Helen, que já colocaram em suas mochilas itens como lenços, pulseiras e distintivos para trocar. 

As escoteiras também terão a oportunidade de voar de planador, mas vão precisar superar a fila de todos os escoteiros que também querem participar, brinca Helen. Assim como as atividades de escotismo, o Jamboree Mundial vai oferecer momentos culturais para os participantes, com dois dias abertos para visitantes e a oportunidade do compartilhamento de experiências no dia da cultura. O objetivo é fazer com que os escoteiros conheçam diversas culturas e troquem conhecimentos entre si.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Grupo Escoteiro recolhe roupas em Linha Santa Cruz

Publicidade

A maior expectativa de Luiza é justamente conhecer outros costumes. “Ver como as pessoas são. Todos são escoteiros, mas cada um tem o seu diferencial”, comenta. As ações serão desenvolvidas em sua grande maioria na praia de SaeManGeum, o que Luiza considera ser muito bacana. “A organização mostrou uma comparação de como será e já sabemos que vai ser enorme, justamente para podermos conhecer mais pessoas”, aponta a escoteira.

No Movimento Escoteiro há 15 anos, Lisandra Ribeiro incentiva que os escoteiros participem do máximo de atividades externas que conseguirem. “É uma experiência única participar de um acampamento mundial que tem tantos jovens. É uma troca de vivências muito grande”, destaca. Ela acredita que Luiza e Helen vão voltar do Jamboree diferentes. “Vai ser um divisor de águas. Elas terão um ganho de vida muito grande. É muito bom ver o quanto amadureceram e o quanto vão voltar amadurecidas.” O Gesc já teve participações de escoteiros nas edições do Jamboree na Inglaterra, nos Estados Unidos e no Japão. 

Publicidade
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

© 2021 Gazeta