Esportes

Escolinha de futsal da ASF promove desenvolvimento integral de crianças e jovens

Com sedes em Santa Cruz do Sul e Vera Cruz, a Associação Somos Família (ASF) é muito mais do que uma simples escolinha de futsal. É um ambiente onde crianças e jovens aprendem as técnicas do jogo e desenvolvem habilidades essenciais para a vida.

Treinador-chefe, Jardel Luiz Moraes compartilha a filosofia da escolinha. “A escolinha da ASF, além de proporcionar momentos de lazer e diversão para as crianças, visa trazer muito aprendizado no que engloba futsal, amizade, amor, coletividade, respeito, liderança, entre outros. São fatores que o esporte nos proporciona e nos faz evoluir como cidadão de bem”, enfatiza.

LEIA MAIS: União Corinthians protesta contra a arbitragem após derrota para o Bauru

Publicidade

A abordagem da escolinha vai muito além das quatro linhas. Além dos treinos regulares, a escolinha conta com ajuda psicopedagógica, psicológica e de assistência social. Um exemplo é o auxílio com ranchos para suprir necessidades nas famílias, além de outras questões como pagamento de contas de luz e água, conforme explica o coordenador do projeto, André Luiz Barboza.

Os pais elogiam a abordagem holística da escolinha. Mariana Renata dos Santos, mãe de três alunos da ASF, destaca qualidades do projeto. “Meus filhos aprenderam o que é jogar com humildade, humanidade e comprometimento com o time. Têm desenvolvido raciocínio e habilidades dentro e fora de quadra. Aprenderam a respeitar e entender que a derrota faz parte. Aprenderam a trabalhar em grupo e principalmente a respeitar o próximo e os líderes”, detalha.

LEIA MAIS: União Corinthians eleva nível de competitividade ao superar vice-campeão da Copa Super 8

Publicidade

Além disso, a escolinha se destaca por seus esforços em promover a inclusão e a diversidade. Todos os alunos são bem-vindos, independentemente de habilidade atlética ou origem socioeconômica. Em 2024, a ASF disputará as competições regionais Nossa Liga, Liga Regional Futsal, Copa Sortica Futsal e Liga Gaúcha (estaduais). “Nosso objetivo principal é incluir meninos que nunca jogaram esses campeonatos. Eles terão a possibilidade de disputar competições de alto nível”, afirma André.

Sobre a ASF

A Associação Somos Família é um projeto social, fundado em 2019, pela Associação Cristã Comunidade de Discípulos de Jesus. Sem fins lucrativos, a escolinha atende crianças e jovens de 5 a 17 anos. O principal objetivo é formar os cidadãos do futuro através do esporte. Sem custo de mensalidade, transporte, alimentação e nem competições para os alunos, a ASF recebe verbas de emendas parlamentares, recursos federais, Comdica e doações que mantêm o projeto de pé e em exponencial crescimento.

LEIA MAIS: Irmãos se encontram pela primeira vez em apresentação do Santa Cruz Futsal

Publicidade

Competições regionais, estaduais e até mesmo nacionais são oportunidades que os alunos da ASF têm para demonstrarem suas habilidades e representarem sua comunidade. Após a recente confirmação da filiação à Liga Gaúcha, a ASF disputará pela primeira vez a principal competição de base do futsal estadual. Serão cinco categorias na disputa, de sub-9 a sub-17.

A escolinha de futsal ASF é um exemplo inspirador de como o esporte pode ser um meio para o desenvolvimento integral de crianças e jovens. Mais do que apenas chutar uma bola, os alunos aqui aprendem lições de vida que os acompanharão muito além do campo.

LEIA MAIS SOBRE ESPORTES NO GAZ

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

João Caramez

Em 2010, aceitei o convite para atuar como repórter estagiário no Portal Gaz, da Gazeta Grupo de Comunicações. Era o período de expansão do site, criado em 2009, que tornou-se referência em jornalismo online no Vale do Rio Pardo. Em 2012, no ano da formatura na graduação pela Unisc, passei a integrar a equipe do jornal impresso, a Gazeta do Sul, veículo tradicional de abrangência regional fundado em 1945. Com a necessidade de versatilidade para o exercício do jornalismo multimídia, adquiri competências em reportagem, edição, diagramação e fotografia para a produção de conteúdo em texto, áudio e vídeo. Entre as funções, fui editor de País/Mundo e repórter de Geral. Atualmente, sou repórter de Esporte e produzo conteúdo para o site Portal Gaz e jornal Gazeta do Sul. Integro a mesa de debatedores do programa 'Deixa Que Eu Chuto', da Rádio Gazeta FM 107,9, desde 2018. Em 2021, concluí uma pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios pela Ulbra.

Share
Published by
João Caramez

This website uses cookies.