Uma proposta criativa e inovadora promete contribuir para que estudantes santa-cruzenses conheçam mais a respeito do Sistema Único de Saúde (SUS). É isso que propõe um jogo desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).
Batizado de Caminho do SUS, o jogo educativo foi apresentado na manhã dessa sexta-feira, quando ocorreu o segundo dia do Encontro Interdisciplinar em Promoção da Saúde de 2022, realizado na Unisc. Na ocasião, a autora principal do projeto e doutoranda em Promoção da Saúde, Letiane de Souza Machado, realizou a entrega simbólica de 200 kits com tabuleiros para a secretária de Saúde, Daniela Dumke, e Denise Henriqson, representante do Programa Saúde na Escola (PSE). Eles serão distribuídos para estudantes das escolas do município.
LEIA TAMBÉM: Unisc realiza seminário sobre Cidades Inteligentes e Sustentáveis
Publicidade
A ideia de criação do Caminho do SUS nasceu entre os participantes do Grupo de Pesquisa sobre Álcool e Outras Drogas (Grupad), coordenado pela professora Edna Linhares Garcia, docente dos programas de pós-graduação Mestrado Profissional em Psicologia e Mestrado e Doutorado em Promoção da Saúde da Unisc. A arte é de Lázaro Paz Fanfa.
O projeto começou a ser elaborado no início de 2020. Durante os encontros, as alunas perceberam que a maioria dos estudantes não conheciam os serviços oferecidos pelo SUS. Por isso, pegaram histórias dos próprios estudantes e produziram um tabuleiro com missões por meio de narrativas cotidianas, que passam por desafios e problematizações. “A ideia surgiu a partir deles, para eles e com eles”, afirma Letiane Machado.
LEIA TAMBÉM: Alunos da Unisc conquistam segundo lugar em arrecadação no Trote Solidário do Simers
Publicidade
tabuleiro possui 12 situações em que os alunos percorrem um caminho e precisam adotar uma estratégia. Ele representa graficamente Santa Cruz do Sul, com diferentes serviços e dispositivos de cuidado intersetoriais. “Durante o jogo, eles precisam pensar sobre onde estão e aonde devem ir, qual a forma mais rápida de resolver o problema em questão. Em cada rodada, eles vão conhecendo quatro locais de saúde diferentes do município. O jogo gera um senso de competitividade e eles vão se empenhando em fazer as tarefas”, explica.
De acordo com Letiane, os alunos que testaram o projeto dizem gostar do jogo e se identificar com as histórias. “São narrativas que se aproximam muito da realidade deles. Os alunos acabam se relacionando com o jogo e multiplicando conhecimentos. Estamos tendo uma resposta muito boa”, confirma. Além deles, graduandos da Unisc também puderam jogar o Caminho do SUS. “Como profissionais da saúde, percebemos que não tem como a gente saber tudo sobre todos os serviços. O jogo é uma ferramenta muito importante para ajudar nisso.”
LEIA TAMBÉM: Inscrições para o Vestibular de Verão da Unisc terminam na próxima segunda-feira
Publicidade
A expectativa é de que ano que vem seja realizada uma nova versão do jogo. “Um pouco mais expandida, com assuntos ainda não abordados”, prevê Letiane. O apoio e o fomento financeiro para a realização do Caminho do SUS vieram da Fapergs e do CNPq, além dos parceiros Unisc, Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde, Conselho Municipal Sobre Álcool e Outras Drogas (Comad), Programa Saúde na Escola (PSE), secretarias de Educação do Município e do Estado, Secretaria de Saúde e Secretaria Municipal de Políticas Públicas.
LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE EDUCAÇÃO NO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.